Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

2ª MOSTRA DE CINEMA DE MONTES CLAROS

Começa nesta quarta-feira, dia dois, e vai até o dia seis de outubro, a 2ª  Mostra de Cinema de Montes Claros, em comemoração aos 10 anos de criação do Cinema Comentado Cineclube. O evento acontece em parceria com o Psiu Poético e apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura. As exibições, todas gratuitas, serão na sala Cândido Canela do Centro Cultural Hermes de Paula, localizado na Praça da Matriz, centro da cidade, às 19h e 21:30min.

São um total de oito filmes, entre longas e documentários, entre eles “O Som ao Redor” (2012), direção de Kleber Mendonça Filho, que concorre, na próxima edição do Oscar, ao prêmio de melhor filme estrangeiro. A última sessão acontece no final da tarde de domingo, com o filme “Tristeza do Jeca” (1961), direção de Mazzaropi, uma das maiores bilheterias da história do Cinema Comentado  desde a sua criação.

A promoção é do próprio Cinema Comentado Cineclube, com apoio da Fulô Comunicação e Cultura, Ateliê Badulaque, Elefantte Produções e Hotel Dimas Lessa. Paulo Henrique Souto, diretor e ator, faz parte da equipe como consultor especial.

Para Fernando Rodrigues, criador do Cinema Comentado Cineclube em 2003, o saldo desses 10 anos é positivo, principalmente “porque pode-se perceber uma valorização cada vez maior do audiovisual. Ele passou a ser visto não apenas como entretenimento, mas como algo digno de estudos e discussões. E é uma oportunidade para o público ter contato com a obra de diversos diretores brasileiros, alguns reverenciados internacionalmente, como é o caso de Kleber Mendonça Filho”.

Programação:

Quarta-feira – Dia 02/10 – 19:30h: SERTÃO, SERTÕES (2012), direção Sérgio Rezende. Filme inspirado em dois clássicos brasileiros, Os Sertões, de Euclides da Cunha e Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. Reflexão sobre a categoria mítica do sertão brasileiro, o êxodo rural e as novas fronteiras agrícolas.

21:30min: LUZ NAS TREVAS  (2012), direção Helena Ignez e Ícaro C. Martins. O longa retrata a trajetória de Jorge Bronze, que ficou famoso como o Bandido da Luz Vermelha, um assaltante transformado em ícone nos anos de 1960 em São Paulo.

Quinta-feira – Dia 03/10 – 19:30min: PERDIDA (1976), direção Carlos Alberto Prates Correia. Estela, uma empregada doméstica foge após agressões dos patrões. A trama mostra a vida de Estela, dividida entra a prostituição e a paixão por um caminhoneiro.

21:30min: O SOM AO REDOR ( 2012), direção de Kleber Mendonça Filho. A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul de Recife muda a rotina dos moradores. Segurança privada e momentos de tensão. O filme está sendo considerado uma das melhores produções brasileiras dos últimos anos, e concorre ao Oscar de melhor filme estrangeiro nos EUA.

Sexta-feira – Dia 04/10 –  21:00min –  A HORA VAGABUNDA (1998), direção Rafael Conde. Um dia na vida de um jovem cineasta mineiro em conflito com sua arte. Entre os obstáculos que terá que enfrentar, está a própria cidade de Belo Horizonte.

Sábado – 05/10 – 21:00h – RD MANDA LEMBRANÇAS (2012), direção de Breno Milagres. Documentário que narra aspectos da vida e obra do escritor mineiro Roberto Drummond, falecido em 2002.

Domingo – Dia 06/10 – 17:00h – TRISTEZA DO JECA (1961), direção de Mazzaropi. Dois políticos disputam a eleição em uma pequena cidade, usando o vale tudo para conseguir votos. Jeca vira cabo eleitoral  e acaba fazendo campanha para os dois lados.

Oficina

Ainda dentro das comemorações dos 10 anos do Cinema Comentado Cineclube, acontecem nos dias 11 e 12 de outubro, a oficina Tratamento de Roteiro, que vai trazer a Montes Claros o paulista Fernando Bonassi. Ele é escritor, dramaturgo, roteirista e cineasta, ganhador de vários prêmios. Roteirizou, por exemplo, “Os Matadores” (1997), direção de Beto Brant, e “Carandiru” (2003), direção de Hector Babenco.

A oficina acontece nos horários de 09:00h  às 12:00h , e das 14:00h às 18:00h, no casarão Versiane Maurício, no Corredor Cultural Padre Dudu, no centro da cidade. Serão um total de 14 horas com certificado no final. A oficina termina com a exibição do filme de Tata Amaral, “Um Céu de Estrelas”, a partir das 20:00h, no Centro Cultural Hermes de Paula.

Sábado – 12/10: 20h – UM CÉU DE ESTRELAS (1995, 75min), direção Tata Amaral. Dalva trabalha como cabeleireira no bairro da Mooca em São Paulo, e resolve romper o relacionamento de 10 anos com o metalúrgico Victor. Em seguida ela ganha um concurso e uma passagem para Miami. O filme é uma adaptação do livro homônimo do escritor Fernando Bonassi, que após a exibição vai conversar

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp