Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

3ª Mostra de Cinema de Montes Claros começa nesta quinta (19)

Começa hoje (19) a 3ª edição da Mostra de Cinema de Montes Claros, em homenagem à produtora montes-clarense Vania Catani, uma das maiores expoentes do cinema brasileiro no mundo. O evento é uma realização do Cinema Comentado Cineclube e, além da exibição de nove títulos da Bananeira Filmes, contará com a presença dos diretores Rodrigo de Oliveira (Todos os Paulos do Mundo, 2017) e Anita Rocha da Silveira (Mate-me por Favor, 2016).

O evento será realizado graças ao incentivo da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e o apoio do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV) – que está viabilizando os minicursos e bate-papos com os convidados – e Pro-Art Produtora Audiovisual, além de outros parceiros. A mostra de Cinema de Montes Claros vai até o domingo, 22 de abril.

“Além de sua importância como proposta de leitura crítica das mais variadas obras cinematográficas do cinema alternativo e ainda, como forma de homenagem a Vânia Catani, uma montes-clarense ilustre reconhecida e respeitada internacionalmente na produção audiovisual, a 3ª Mostra de Cinema de Montes Claros confirma sua relevância como um dos projetos selecionados e incentivados pela Prefeitura através do Sistema Municipal de Incentivo à Cultura – Sismic, que repassou os recursos necessários para realização do evento. Estamos orgulhosos de todo esse processo, inaugurado nesta administração”, afirma o secretário municipal de cultura, João Rodrigues.

Neste ano, a Mostra de Cinema traz o slogan “Do Sertão Para o Mundo”, que ressalta a importância de Vania para a Retomada do Cinema Brasileiro. Catani se consagrou no cenário independente, e é uma das produtoras brasileiras mais prestigiadas dentro e fora do país. Somadas, suas produções já foram exibidas em 403 festivais, em 48 países, e receberam mais de 188 prêmios. Ao todo, foram nove títulos selecionados pela própria Bananeira Filmes para a programação em Montes Claros. Entre eles está o lançamento mais recente, “O Filme da Minha Vida”, de Selton Mello, que encerra a programação no domingo.

“É um grande prazer estar envolvida em um evento como este. Sabemos que o povo de Montes Claros é amante da cultura, e daqui saíram grandes nomes – como é o caso da própria Vania Catani. Entretanto, são muitas as dificuldades encontradas por aqueles que estão envolvidos com a arte, seja ela o cinema, o teatro, a música ou qualquer outra manifestação artística. A 3ª Mostra de Cinema é apenas uma das diversas iniciativas contempladas pelo Sismic, e acreditamos que outras ações como esta ainda serão realizadas com esse importante apoio”, afirma a coordenadora do evento e presidente do Cinema Comentado Cineclube, Vanessa Araújo.

Programação

Nesta quinta-feira, o público poderá acompanhar a exibição do filme “O Palhaço” (Selton Mello, 2011), a partir das 20h30, na tela que será montada na Praça da Matriz. Antes disso, todos estão convidados para a abertura do evento, às 19h, no auditório do Centro Cultural Hermes de Paula. Após a homenagem à Vania Catani, será inaugurada, também, uma exposição de arte coletiva, produzida por diversos artistas da cidade e que remetem ao trabalho da produtora. Também se apresenta nesta quinta-feira a cantora Amanda Nunes.

Na sexta-feira, 21, a partir das 16h a produtora Vania Catani estará presente para uma roda de conversa sobre a produção para o cinema. As inscrições podem ser feitas no site do Cinema Comentado. À noite tem os filmes “Mate-me por favor“, “Favela on Blast” e “Todos os Paulos do mundo“. Após as exibições, A Outra Banda da Lua se apresenta para o público.

Já no sábado, a programação começa às 9h, com o minicurso Cinema e Educação: reflexões, estratégias e recursos educacionais, com os professores Heiberle Hirsgberg Horácio e Cristiane Vilhena Lima. As inscrições já foram encerradas. Mas o público ainda pode participar da masterclass sobre a “Investigação da História do Cinema Brasileiro através do trabalho de Paulo José”, com o diretor Rodrigo de Oliveira. Logo depois tem roda de conversa sobre o processo criativo para o Cinema, com a diretora Anita Rocha da Silveira. As inscrições estão disponíveis no site. À noite serão exibidos os longas “Redemoinho“, “A festa da menina morta” e “Mate-me por favor”. No sábado, o show é com a galera do TiriTrio.

“Narradores de Javé”, primeiro sucesso de Vania Catani no cinema independente, será exibido às 10h do domingo, dia 22. À noite tem os filmes “Deserto“, “Todos os Paulos do Mundo” e “O Filme da Minha Vida“. O evento se encerra com o Show musical da Banda Fvro.

Toda a programação da 3ª Mostra de Cinema de Montes Claros é gratuita.

#mostradecinemamontesclaros #cinemacomentadocineclube #matemeporfavor #JoãoRodrigues #BananeiraFilmes #SISMIC #vanessaaraújo #VaniaCatani #todosospaulosdomundo

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A produtora Vania Catani, fundadora da Bananeira Filmes, foi homenageada ontem (19/04), durante a abertura da 3ª Mostra de Cinema de Montes Claros. O Evento é uma realização do Cinema Comentado Cinecl

Estão abertas as inscrições para o Minicurso Cinema e Educação: reflexões, estratégias e recursos educacionais, que será realizado dentro da programação da 3ª Mostra de Cinema de Montes Claros no dia