Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

500: OS BEBÊS ROUBADOS PELA DITADURA ARGENTINA – 21/11 – 19h

No sábado (21/11), às 19h, o Cinema Comentado Cineclube apresenta 500 – OS BEBÊS ROUBADOS PELA DITADURA ARGENTINA, dirigido por Alexandre Valenti. Fruto da parceria estabelecida pelo projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia, o filme conta a história das Avós de Praça de Maio na luta contra os arbítrios das ditaduras instaladas na América Latina e a favor da democracia, mostrando, inclusive, os reencontros dos netos com suas avós e familiares.

Coproduzido por Luciana Boal Marinho e Alberto Graça (cineasta montesclarense e diretor de “O Dia da Caça” e “Memórias do Medo”), o documentário foi filmado na Argentina, e no início de 2014, no Brasil. Uma das personagens é Estela de Carlotto – presidente da Avós de Praça de Maio -, cujo neto, de 35 anos, acabou de ser encontrado. Com ele, já são 114 os netos encontrados.

Entre 1976 e 1983, a Argentina viveu sombrios anos de ditadura militar. Nesse período, famílias inteiras foram despedaçadas pela repressão clandestina empreendida por um Estado terrorista, que ceifou a vida de cerca de 30 mil argentinos. Dentre as práticas mais aterradoras desse regime estava o sequestro sistemático de bebês e crianças, filhos de presos e desaparecidos políticos, que eram apropriados por seus algozes como espólio de guerra.

A partir da iniciativa da Avós de Praça de Maio, criou-se o “Banco dos 500”, com amostras de seu próprio sangue, o que possibilitou a descoberta de 114 crianças sequestradas. Reunidos às suas famílias reais e às suas verdadeiras identidades, os jovens nascidos nas maternidades dos campos da morte, juntamente com as avós, confrontam, em 2011, perante o Tribunal de Buenos Aires, os dignitários da mais sangrenta ditadura argentina, acusados de genocídio e crimes contra a Humanidade: um caso histórico, único e universal. O documentário narra essa incansável luta das avós e seus netos, que continua diariamente – até que o último dos 500 seja encontrado.

No Brasil, o Grupo Clamor, entidade fundada na Cúria Metropolitana de São Paulo, em 1977, extrapolou fronteiras, estendendo da América do Sul à Europa uma rede de solidariedade e suporte em favor de perseguidos políticos de regimes militares na América Latina, com especial destaque na busca de bebês sequestrados, filhos de pais e mães presos, mortos ou desaparecidos. No documentário, destaca-se a atuação do grupo que colheu resultados e se estabeleceu como símbolo de resistência na luta pelos direitos humanos. Classificação etária do programa: 12 AnosDuração: 100 min.


A exibição dos filmes do Cinema Comentado Cineclube acontece aos sábados, na sala Geraldo Freire, a partir das 19h. Vale lembrar que a entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada em cinema e debates sobre a sétima arte.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp