Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

“A NEGAÇÃO DO BRASIL” ABRE A MOSTRA CINEMA E SOCIEDADE – 02/11 – 19h

Em novembro, o Cinema Comentado Cineclube, em parceria com o CineSesc, apresenta uma mostra especial de filmes que revelam e discutem o preconceito, o racismo e a mobilização social. A Mostra Cinema e Sociedade exibe quatro filmes do premiado cineasta mineiro Joel Zito Araújo, cuja obra é referência na discussão da representação do negro na sociedade brasileira. No encerramento da Mostra, no dia 30/11, acontece o lançamento do documentário “Raça – Um Filme sobre a Desigualdade”, com a presença do diretor, em Montes Claros, para um debate com o público.


images joelzito

Com narração de João Acaiabe e do próprio Joel Zito, A NEGAÇÃO DO BRASIL é uma viagem na história da telenovela no Brasil e, particularmente, uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados e negativos. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.

Ao longo de uma série de entrevistas e imagens das principais produções da teledramaturgia brasileira, Joel Zito constrói um quadro consistente da participação dos afro-brasileiros na história da televisão no Brasil, bem como a repercussão de seus papéis e a contribuição individual desses profissionais na desconstrução de mitos e na superação de barreiras sociais e ideológicas. Alguns depoimentos são tocantes e outros revelam a força dos preconceitos e estereótipos raciais no país. A narrativa tem um tom de memória que emociona, envolve e conscientiza o espectador de forma contundente.

Classificação indicativa: 12 anos.

O Cinema Comentado Cineclube e o CineSesc acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados.

PRÓXIMAS ATRAÇÕES – MOSTRA CINEMA E SOCIEDADE

09/11 – “Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado” (2009) 16/11 – “As Filhas do Vento” (2004) 23/11 – “Bróder” (2009), dirigido por Jefferson De. 30/11 – “Raça: Um Filme sobre a Igualdade” (2013) *

* Lançamento do filme com a presença do diretor Joel Zito Araújo para debate com o público. (apoio cultural: Casa de Criação Cinema, FordFoundation e Baobá – Fundo para Equidade Racial).

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp