Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

A NOITE DO ESPANTALHO – 13/06 – 19h

Luana Nicoletti

No sábado (13/06), o Cinema Comentado Cineclube, em parceria com o projeto Curta Circuito, exibe A NOITE DO ESPANTALHO, longa de 1947, que explora o diálogo entre a música e o cinema através da vida dos trabalhadores rurais. Considerado um dos filmes mais ousados do cineasta Sérgio Ricardo, a trama gira em torno da expulsão de camponeses nordestinos de uma terra vendida por um poderoso latifundiário. O vaqueiro Zé Tulão, líder da resistência, precisa enfrentar um jagunço conhecido como Zé do Cão, que violenta o amor do protagonista, Maria, ao mesmo tempo em que tenta expulsar o povo das terras.

O Espantalho, um dos personagens centrais do filme e narrador dos acontecimentos, é interpretado por Alceu Valença, que, além de atuar, compôs junto com Sérgio toda a trilha sonora da produção. A NOITE DO ESPANTALHO consegue mesclar os cenários de música e poesia, criando um realismo fantástico que tem como palco a cidade de Nova Jerusalém, interior do Pernambuco. Maior teatro a céu aberto do Brasil, o local é cenário das encenações da Paixão de Cristo.

Em uma realidade sertaneja em que o latifúndio é a lei, Sérgio Ricardo, apesar dos elementos fantasiosos da trama, consegue apresentar a dura vida no campo e, ao mesmo tempo, fazer uma crítica para uma distribuição de terras mais justa.  Gravada no auge da Ditadura Militar brasileira, a obra é uma denúncia da maquiagem social realizada pelo governo da época; e como abordava a Reforma Agrária, acabou sendo proibida pela censura. O filme só foi liberado porque a Quinzena do Realizador, em Cannes, convidou o diretor para participar do festival. A NOITE DO ESPANTALHO ganhou os prêmios de filme, música, fotografia e ator coadjuvante no Primeiro Festival do Cinema Brasileiro de Belém.

Para Guilherme Maia, do Cineclube Mário Gusmão, “A NOITE DO ESPANTALHO é um filme musical de natureza rara no contexto da cinematografia brasileira e que vale a pena ser assistido”. Classificação etária do programa: 16 Anos. Duração: 91 min.


A exibição dos filmes do Cinema Comentado Cineclube acontece aos sábados, na sala Geraldo Freire, a partir das 19h. Vale lembrar que a entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada em cinema e debates sobre a sétima arte.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp