Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

AMARGO PESADELO – 01/11- 19h

No sábado (01/11), o Cinema Comentado Cineclube inicia a programação cinematográfica de novembro com AMARGO PESADELO (1972), dirigido por John Boorman. Quatro amigos, Ed Gentry, Lewis Medlock, Bobby Trippe e Drew Ballinger, decidem descer de canoa um rio das florestas da Geórgia, antes que toda a região se transforme em uma represa. Depois de advertências dos habitantes locais, Drew participa de um “duelo de banjos” com um menino mudo e então eles iniciam a viagem. A princípio, encantam-se com a beleza da natureza e a força das correntezas. No entanto, no dia seguinte, as coisas começam a tomar um rumo pior quando Bobby e Ed decidem descansar na margem, depois de se separarem dos colegas. Dois montanheses armados saem da floresta, amarram Ed e um deles estupra Bobby. Lewis e Drew os resgatam, mas o ataque que sofreram muda totalmente o clima da viagem. Além disto, o rio fica cada vez mais perigoso.

Baseado no livro de James Dickey (também autor do roteiro), AMARGO PESADELO reflete as qualidades do suspense e do terror dos anos 1970: é um filme tenso, de fotografia impecável, ritmo preciso e tom pessimista. A cena do estupro de Bobby é bizarra e crua ao extremo, embora seja quase cômica pela situação apresentada na tela. A câmera de Boorman fica muito próxima dos personagens fazendo o público testemunhar tudo quase do ponto de vista dos protagonistas. Nas cenas em que os amigos descem o rio, o espectador praticamente é colocado dentro da canoa (junto com eles), embaixo da água, no penhasco… São poucas as cenas em que a câmera mostra os atores num ângulo mais afastado; quando isto acontece é para destacar a imensidão da selva e dos espaços em que eles se encontram.

A interpretação do elenco é outra qualidade da produção. Burt Reynolds, mais conhecido pelos papéis de galã em filmes de ação e comédia, se destaca – tanto o ator quanto o personagem têm uma grande presença de cena. Jon Voight equilibra o medo e a raiva de Ed Gentry com brilhantismo. Ronny Cox e Ned Beatty também reforçam as particularidades dos outros dois companheiros do grupo.

De acordo com o crítico Gabriel Paixão, do site Boca do Inferno, “o diretor parece jogar na cara do espectador a todo o tempo a pergunta:E se fosse com você?. Tirando uma ou duas cenas que exageram um pouco o conceito do primitivismo, os eventos do filme poderiam ter acontecido com qualquer um, pois isoladas e acuadas as pessoas certamente chegariam ao nível de selvageria dos protagonistas. Boorman também tem méritos em desenvolver bastante seus personagens principais, levando um bom tempo antes de lançá-los dentro do coração das corredeiras e no seu inferno pessoal. Enfim, AMARGO PESADELO é um potente soco no estômago, que conseguiu explorar a fina fronteira que nos separa dos animais. Então, se tiver a oportunidade, assista-o”. Classificação etária do programa: 16 anos.

As sessões do Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, na sala Geraldo Freire, no prédio da Prefeitura. A entrada é grátis e todos os interessados podem comparecer e participar das exibições. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados. Novidades e mais informações do cineclube estão disponíveis no Facebook: https://www.facebook.com/cinemacomentadomontesclaros

PRÓXIMAS ATRAÇÕES 08/11 – “Pietá” (Coréia do Sul, 2012), dir: Kim Ki-duk. 15/11 – “O Espírito da Colméia” (Espanha, 1973), dir: Victor Erice. 22/11 – “A História da Eternidade” (Brasil, 2014), dir: Camilo Cavalcante.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp