Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

AS FILHAS DO VENTO – 16/11 – 19h

No sábado,  o Cinema Comentado Cineclube, em parceria com o CineSesc, apresenta “AS FILHAS DO VENTO” (2004), premiado sucesso do cineasta Joel Zito Araújo. Numa pequena cidade em Minas Gerais, Cida e Ju têm objetivos bem distintos: a primeira quer se tornar uma famosa atriz (e para isto é imperativo que deixe o lugarejo), já a segunda só pensa em namorar. Vivem com Zé das Bicicletas, o pai delas, que foi abandonado pela mulher e é muito rigoroso com o comportamento das filhas. Quando ele acusa injustamente Cida de estar se envolvendo com Marquinhos, o namorado de Ju, ela fica tão magoada que deixa a cidade e vai para o Rio de Janeiro na esperança de ser atriz – e consegue. Com a morte do pai, acontece o reencontro das personagens. Mas elas têm muita mágoa e talvez seja difícil resolver 40 anos em alguns dias.

Dirigindo um elenco recheado de artistas de peso, como Milton Gonçalves, Ruth de Souza, Léa Garcia, Taís Araújo, Thalma de Freitas, Rocco Pitanga, Maria Ceiça e Zózimo Bubul, Joel Zito apresenta a história de uma família negra, com personagens ricos e complexos. AS FILHAS DO VENTO foi produzido com um orçamento de 1 milhão e 200 mil reais, um custo considerado baixo de acordo com os padrões cinematográficos. “Sofri bastante para realizá-lo. É muito difícil se conseguir financiamento. As concessões de patrocínio são voltadas para os produtores que vêem o Brasil como uma sociedade miscigenada sem problemas de natureza racial. Quem insiste na questão racial é recebido com certa restrição”, avalia o diretor.

Com uma narrativa fluida e emocional, AS FILHAS DO VENTO envolve o espectador nos conflitos familiares revelando a força das protagonistas em busca dos seus objetivos. Para o ator Milton Gonçalves, “o filme é um forte estímulo à construção de nossa auto-estima. E temos que premiar a competência. Faço o patriarca da família, um papel de que gostei muito. É uma família que funciona como espelho para qualquer um”.

Classificação indicativa: 14 anos.

AS FILHAS DO VENTO é uma das atrações da Mostra Cinema e Sociedade – marcada por filmes que revelam e discutem o preconceito, o racismo e a mobilização social. A obra do diretor mineiro Joel Zito Araújo será apresentada e comentada ao longo do mês de novembro destacando, no dia 30/11, o lançamento do documentário “Raça – Um Filme sobre a Igualdade”, com a presença do cineasta para debatê-lo com o público.

O Cinema Comentado Cineclube e o CineSesc acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados.

PRÓXIMAS ATRAÇÕES – MOSTRA CINEMA E SOCIEDADE 23/11 – “Bróder” (2009), dir: Jefferson De. 30/11 – “Raça: Um Filme sobre a Igualdade” (2013) *

* Lançamento do filme com a presença do diretor Joel Zito Araújo para debate com o público. (apoio cultural: Casa de Criação Cinema, FordFoundation e Baobá – Fundo para Equidade Racial).

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp