Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

BRÓDER – 23/11 – 19h

No sábado,  o Cinema Comentado Cineclube, em parceria com o CineSesc, continua com a Mostra Cinema e Sociedade exibindo “BRÓDER” (2009), longa-metragem de estreia do cineasta paulista Jeferson De. Capão Redondo, bairro de São Paulo. Macu, Jaiminho e Pibe são amigos desde a infância e seguiram caminhos distintos ao crescer. Jaiminho tornou-se jogador de futebol, alcançando a fama. Pibe vive com Cláudia e tem um filho com ela, precisando trabalhar muito para pagar as contas de casa. Já Macu entrou para o mundo do crime e está envolvido com os preparativos de um sequestro. Uma festa surpresa organizada por dona Sonia, mãe de Macu, faz com que os três amigos se reencontrem. Em meio à alegria pelo reencontro, a sombra do mundo do crime ameaça a amizade do trio.

O cinema tem tradição em registrar as histórias da periferia. Não é um fenômeno recente, estimulado pelo sucesso de “Cidade de Deus”: Já em 1957, Nelson Pereira dos Santos lançou “Rio, Zona Norte” demonstrando que o relato da vida nas comunidades sempre foi atraente para os cineastas. Seja pela criminalidade ou pela desigualdade social tão presente na realidade brasileira.

Em BRÓDER, o reencontro dos três amigos trio é emblemático. A felicidade estampada no rosto e as brincadeiras típicas são marcas registradas. É a partir desta interação dos personagens que a trama do filme se consolida na amizade e no companheirismo dos protagonistas. Outro destaque é a sensibilidade com que é retratado o núcleo familiar de Macu. A mãe, interpretada com brilhantismo por Cássia Kiss, é extremamente zelosa e presente; ela está atenta a tudo e sempre age para preservar a unidade e o respeito da família – seja retirando o copo de cerveja do marido ou acompanhando de longe a conversa da filha com Jaiminho.

Para o crítico Francisco Russo, “BRÓDER é um filme de DNA explícito, trazendo os maneirismos e as gírias típicas do Capão Redondo. Um trabalho de perfeccionismo, realizado pelo preparador de elenco Sérgio Penna, que atinge seu auge na performance brilhante de Caio Blat. É uma verdadeira incorporação de Macu, de forma a descaracterizar o ator por completo. Entretanto, há mais a ser visto em BRÓDER. Há companheirismo, respeito e a força da amizade”.

Classificação indicativa: 14 anos.

O Cinema Comentado Cineclube e o CineSesc acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados.

No próximo sábado, dia 30/11, a Mostra Cinema e Sociedade se encerra com o lançamento de “Raça – Um Filme sobre a Igualdade”, com a presença do diretor Joel Zito Araújo para debater e comentar o documentário com o público. O evento tem o objetivo de discutir e revelar temas como racismo, preconceito e mobilização social. O lançamento do filme, em Montes Claros, tem o apoio cultural de Casa de Criação Cinema, FordFoundation e Baobá – Fundo para Equidade Racial.

PRÓXIMAS ATRAÇÕES – MOSTRA CINEMA E SOCIEDADE 30/11 – “Raça: Um Filme sobre a Igualdade” (2013) *

* Lançamento do filme com a presença do diretor Joel Zito Araújo para debate com o público.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp