Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

CINDERELAS, LOBOS E UM PRÍNCIPE ENCANTADO – 09/11 – 19h

No sábado, dia 09/11, o Cinema Comentado Cineclube, em parceria com o CineSesc, exibe mais uma atração da Mostra Cinema e Sociedade – marcada por filmes que revelam e discutem o preconceito, o racismo e a mobilização social. O documentário CINDERELAS, LOBOS E UM PRÍNCIPE ENCANTADO (2009), dirigido por Joel Zito Araújo, faz uma viagem pelo Brasil e pela Europa (Itália e Alemanha) para discutir o sonho de cinderela de várias brasileiras que buscam encontrar um marido europeu. Muitas delas imigram, tornam-se dançarinas em shows de samba ou ritmos ligados ao Brasil. Sem estudo ou formação profissional, algumas transformam-se em prostitutas e raramente realizam o sonho. Mas, uma minoria consegue criar o seu final feliz.


images joelzito

CINDERELAS, LOBOS E UM PRÍNCIPE ENCANTADO aborda, de forma contundente, a polêmica do turismo sexual. E deve causar impacto a entrevista da senadora cearense Patrícia Saboya, uma das parlamentares mais ligadas ao combate da exploração sexual infantil. Criticando a falta de medidas decisivas para erradicação do problema, a senadora classificou o Brasil como “país perverso” e chegou a interromper sua fala devido à emoção, que a levou às lágrimas em seu depoimento.

Um dos momentos mais fortes do documentário flagra uma menina de 13 anos que vende seu corpo nas ruas de Fortaleza, ao lado da mãe, pobre, que demonstra saber de tudo e ser conivente. Já na parte final, quando o diretor entrevista casais de brasileiras casadas com alemães, destaca-se o humor de conversas em que o choque cultural aparece de maneira inesperada e, às vezes, divertida.

Para o crítico Paulo Gois Bastos, do site ABD Capixaba, em CINDERELAS, LOBOS E UM PRÍNCIPE ENCANTADO, “os europeus dizem-se encantados pela simpatia e afabilidade das brasileiras. Arrisco falar em uma cordialidade sexual, fazendo um paralelo com o chamado racismo cordial. E se é verdade que as brasileiras dispõem de práticas erótico-afetivas mais criativas e generosas que as européias, o que o documentário nos mostra é um novo colonialismo, dessa vez o bem expropriado são os corpos e o afeto das nossas mulheres”.

Classificação indicativa: 16 anos.

O Cinema Comentado Cineclube e o CineSesc acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados.

PRÓXIMAS ATRAÇÕES – MOSTRA CINEMA E SOCIEDADE 16/11 – “As Filhas do Vento” (2004), dir: Joel Zito Aráujo. 23/11 – “Bróder” (2009), dir: Jefferson De. 30/11 – “Raça: Um Filme sobre a Igualdade” (2013) *

* Lançamento do filme com a presença do diretor Joel Zito Araújo para debate com o público. (apoio cultural: Casa de Criação Cinema, FordFoundation e Baobá – Fundo para Equidade Racial).

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp