Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

Cineclube e o Grande Sertão nas Festas de Agosto

Em sintonia com as festividades de agosto em Montes Claros, o Cinema Comentado Cineclube apresenta, no próximo sábado (17/8), às 19h, o documentário “Sujeito Oculto: Na Rota do Grande Sertão” (Sílvio Tendler, 2013).

A produção busca reconstituir o trajeto de João Guimarães Rosa pelo Norte de Minas, em 1952, quando o escritor saiu em companhia de vaqueiros em caravana na condução de 300 cabeças de gado pelo sertão, com passagens por cerca de dez fazendas da região. Muitos dos cenários de suas estórias foram colhidos, e recolhidos, de incursões desse tipo. Assim como o famoso personagem Manuelzão, líder dos vaqueiros e imortalizado em sua obra.

Com direção do experiente Silvio Tendler, o documentário traça um panorama sobre a rotina do sertão. As marcas típicas elementares do universo roseano, como a linguagem, os vaqueiros, o boi, as veredas, o sertanejo, memória, a vida, estão presentes em todo percurso da produção. Nela estão presentes a morte da memória e a morte da figura do vaqueiro.

Ficha técnica

Gênero: documentário

Direção: Silvio tender

Produção: Ana Rosa Tendler

Duração: 26 minutos

Apoio: Iphan/CNFCP

Ano: 2013.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo