Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

CINEMA COMENTADO JUNTO COM O BRASIL

Com a realização da Copa das Confederações no Brasil, o Cinema Comentado Cineclube, deixa uma lista de cinco filmes que têm como tema o futebol.

Asa Branca – Um Sonho Brasileiro (Brasil, 1980). dir: Djalma Limongi Batista.

Retrata a trajetória de um jogador de futebol, de origem humilde, desde o começo de sua carreira, no interior de São Paulo, até o sucesso em uma Copa do Mundo. Agora, ele tem de se adaptar a um novo universo, com dinheiro, mulheres e muitos interesses envolvidos. O filme recebeu os prêmios de Melhor Direção no Festival de Gramado, em 1982, e no Festival de Brasília, em 1981.

Garrincha, Alegria do Povo (Brasil, 1962). dir: Joaquim Pedro de Andrade.

Vida e carreira de um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos – e, para muitos, simplesmente “o maior”. No ano de produção, Garrincha estava no auge e seus dribles desconcertantes nas Copas do Mundo, de 1958 e 1962, e  no Botafogo foram levados às telas.

Isto é Pelé (Brasil, 1974). dir: Eduardo Escorel e Luiz Carlos Barreto.

Documentário que narra a vida de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, contando sua carreira de 17 anos de futebol. São focalizadas as grandes conquistas do futebol brasileiro, com ênfase nas Copas do Mundo de 1958 e 1970. A narrativa mostra  cenas das partidas mais importantes que Pelé disputou e os gols mais emocionantes que marcou. O filme é um testemunho e um legado de ensinamentos para as atuais e futuras gerações do futebol brasileiro.

Linha de Passe (Brasil, 2008). dir: Walter Salles e Daniela Thomas.

São Paulo: Reginaldo é um jovem que procura seu pai obsessivamente. Dario sonha em se tornar jogador de futebol, mas, aos 18 anos, vê a ideia cada vez mais distante. Dinho dedica-se à religião. Dênis enfrenta dificuldades em se manter, sendo também pai involuntário de um menino. Os quatro são irmãos, tendo sido criados por Cleuza, sua mãe, que trabalha como empregada doméstica e está mais uma vez grávida. Eles precisam lidar com as transformações religiosas pelas quais o Brasil passa, assim como a inserção no meio do futebol e a ausência de uma figura paterna.

Tostão, A Fera de Ouro (Brasil, 1974). dir: Paulo Laender e   Ricardo Gomes Leite.

A vida e a carreira do jogador de futebol Tostão (Eduardo Gonçalves de Andrade): os jogos eliminatórios da Copa do Mundo-70, seu cotidiano em Belo Horizonte, a operação na vista esquerda em Houston, seus primeiros tempos de jogador – apresentados através de depoimentos de parentes, técnicos, jogadores e do próprio biografado.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp