top of page
Buscar
  • Foto do escritorCinema Comentado Cineclube

Cinema Comentado retoma as sessões presenciais em parceria com a Unimontes


No ano em que comemora 20 anos de atuação, o Cinema Comentado Cineclube retoma, na próxima segunda-feira (03/04), às 19h00, as sessões presenciais em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), através do Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários (PPGL) e do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV), ambos ligados ao Departamento de Comunicação e Letras. As exibições de filmes acontecerão no Auditório do CCH, no 2º andar do prédio 2, seguidas de debate sobre as produções exibidas.


Inaugurando o projeto, a programação traz o documentário “Salve o Cinema” (1995), dirigido pelo iraniano Mohsen Makhmalbaf. Em comemoração aos 100 anos da sétima arte, o diretor decide realizar uma chamada aberta para escalar os atores de seu próximo filme através de um anúncio de jornal. No entanto, a quantidade de candidatos supera tanto as expectativas que, ao invés de seguir com o plano original, Makhmalbaf decide criar uma obra sobre o processo de escolha de elenco e os testes realizados por cada um dos atores.


Para o crítico Fábio Menezes, “Makhmalbaf parece querer – por que não – salvar o cinema de sua própria estagnação, torná-lo estranho outra vez para que possamos reencontrá-lo, reconhecê-lo, redescobri-lo. Comecemos por saudá-lo”.


A jornalista Vanessa Araújo, presidente do Cinema Comentado Cineclube afirma que “a retomada das sessões presenciais reforça o compromisso do Cineclube em oferecer os mais variados filmes para o debate crítico com os interessados em conhecer e valorizar as produções cinematográficas”.


Para a professora Andrea Martins, sócia fundadora do Cineclube e atual coordenadora do PPGL- Unimontes, a iniciativa de trazer as sessões de cinema para o ambiente acadêmico foi um movimento natural, visto que a comunidade universitária é constituída por um público ávido por filmes e aberto a novas experiências estéticas. “Trata-se de um projeto com grande potencial de despertar a sensibilidade e acrescentar saberes e habilidades a todo cidadão, mas especialmente aos acadêmicos dos cursos de licenciatura e aos mestrandos da área de Ciências Humanas, futuros educadores e formadores de opinião.” Afinal, completa, “o cinema sempre foi uma excelente ferramenta no processo ensino/aprendizagem. É importante destacar, no entanto, que as sessões são abertas a toda a comunidade acadêmica e ao público externo”.


A proposta é que as sessões aconteçam a cada duas semanas, em dias alternativos, a fim de proporcionar aos professores de variadas disciplinas a oportunidade de proporcionarem uma experiência diferente a seus alunos. Eventualmente, os professores também poderão apresentar sugestões de filmes, as quais serão avaliadas pelos membros do Cineclube, levando em conta, sobretudo, o critério de exibir sempre filmes “alternativos”, que não sejam mera obra de entretenimento, mas que ofereça também experiências estética e reflexiva.


No dia 18/04, terça-feira, o projeto prossegue com a exibição de “Cães de Aluguel” (1993), a exuberante estreia do diretor Quentin Tarantino nos cinemas. Em seu primeiro filme, Tarantino traz uma produção que arrancou elogios da crítica e apresentou elementos que seriam uma marca do seu criativo estilo: violência, narrativa não-linear, ação, diálogos afiados e trilha sonora vintage. Imperdível!


As sessões do Cinema Comentado Cineclube são gratuitas e acontecem, a partir das 19h, na Unimontes, no Auditório do CCH, no 2º andar do prédio 2; após a sessão, o público participa de um debate sobre as produções exibidas.

144 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page