top of page
Buscar
  • Foto do escritorCinema Comentado Cineclube

CineMuseu retoma a programação cinematográfica com “Baile Perfumado”, mistura envolvente de ficção, documentário, música e história

Na quarta-feira (28/08), teremos a retomada das sessões presenciais do CineMuseu, projeto do Museu Regional do Norte de Minas – vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes – em parceria com o Cinema Comentado Cineclube. E a programação apresenta o filme “Baile Perfumado” (1996), que revive a saga do libanês Benjamin Abrahão, mascate responsável por reveladoras filmagens de Virgulino Ferreira, o Lampião, e seu bando de cangaceiros. Amigo íntimo de Padre Cícero, Benjamim negociava pelo sertão e exercitou seu espírito mercantilista convivendo intimamente com o bando de Lampião. Infiltrou-se no grupo para colher imagens e vender os registros pelo mundo afora.


Promovendo uma mistura curiosa de gêneros ao incorporar ficção ao retrato documental, o filme propõe outros olhares sobre o mito de Lampião. A história é pontuada pelas imagens originais que exibem um cangaceiro bem diferente: aburguesado, maravilhado com modernidades (como a máquina fotográfica e a garrafa térmica), tomando uísque e banhando-se em perfume francês. Essas imagens registram, ainda, bailes no meio do sertão – origem do título do filme.


“Baile Perfumado” destaca-se, também, pela vibrante trilha sonora embalada por Chico Science, Fred Zero Quatro (do Mundo Livre S/A) e Lúcio Maia (do Nação Zumbi), compondo, por meio do mangue beat, a síntese de tradição nordestina e modernidade que o filme propõe. E marca brilhantemente a estreia de dois talentosos expoentes do novo cinema brasileiro: os pernambucanos Lírio Ferreira (“Cartola”, “Árido Movie” e “Acqua Movie”) e Paulo Caldas (“O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas”, “Deserto Feliz” e “Saudade”).


O CineMuseu é um projeto com a proposta de oferecer produções cinematográficas que abordam temas e assuntos diversificados dialogando com os vários aspectos da cultura e do conhecimento. As exibições são gratuitas e acontecem na última quarta de cada mês, às 19h, na Rua Coronel Celestino 75, Centro, no Corredor Cultural.

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page