Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

Clássico do Cinema Político é cartaz no sábado (24)

O Cinema Comentado Cineclube exibe no próximo sábado, 24 de novembro, o longa Z – A Orgia do Poder (Costa Gavras, 1969). O filme completou 50 anos de estreia em 2018, e foi homenageado no Festival Varilux de Cinema Francês.

Na época de seu lançamento, Z foi indicado para o Oscar nas categorias de melhor filme e melhor diretor, e venceu como melhor filme estrangeiro. O longa é baseado no livro homônimo de Vassilis Vassilikos, que foi banido da Grécia por causa da intensa crítica aos militares.

A trama tem como premissa o assassinato de Grigoris Lambrakis, um líder político e militante do movimento pela paz. Ele foi agredido brutalmente no dia 22 de maio de 1963, quando saía de uma reunião política. Lambrakis morreu cinco dias depois, devido a lesões cerebrais. Mais de meio milhão de gregos compareceram ao seu funeral. Posteriormente, uma investigação revelou vínculos dos assassinos com o Exército e a Polícia do país.

Para o crítico Waldemar Dalenogare “Z é uma alegoria das violações de direitos humanos. Gavras cria um ambiente de tensão sentido pelo espectador desde o primeiro minuto. A fidelidade das perseguições nas ruas e a interferência completa dos militares no dia a dia […] demonstra como o aparelhamento do governo é utilizado para intimidar e silenciar a oposição”.

As sessões do Cinema Comentado Cineclube acontecem na sala de audiovisual do Centro Cultural de Montes Claros, aos sábados, sempre às 19h. A entrada é gratuita e após a exibição do filme tem um breve bate-papo com o público.

#cinemacomentadocineclube #MontesClaros #cinemagrego #costagavras #cultura #cinemapolítico #centroculturalhermesdepaula

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo