Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

CLÁSSICOS DO CINEMA ALEMÃO SÃO DESTAQUES DA MOSTRA BRECHT NO CINEMA – 24/08 – 19h


No sábado, dia 24/08, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube continuam exibindo as atrações da Mostra Brecht no Cinema. Serão exibidos os filmes “COMO VIVE O TRABALHADOR BERLINENSE (1930)” & “KUHLE WAMPE (1932)” – ambos dirigidos por Slatan Dudow.

COMO VIVE O TRABALHADOR BERLINENSE é um curta-metragem que denuncia, de forma contundente, as condições de vida do trabalhador berlinense, em 1930. O diretor Dudow mostra cenas que refletem o duro cotidiano do proletariado: o fechamento das fábricas, o aumento dos aluguéis, a luta de classes nas moradias dos capitalistas e da classe trabalhadora, a piscina pública da classe trabalhadora (ironicamente chamada de “nosso Mar do Báltico”), o aviso de despejo recebido por uma família de desempregados.

            KUHLE WAMPE – também identificado pelo título “A Quem Pertence o Mundo?” – mostra a difícil vida da classe trabalhadora, em Berlim, na época da Grande Depressão. Em 1931, o desesperado irmão de Anni não consegue encontrar emprego e é pressionado por seu pai. Ele se suicida e logo a família é despejada do apartamento por falta de pagamento do aluguel. O namorado de Anni, Fritz, os ajuda a mudar para o campo de férias Kuhle Wampe, que se transformou em acampamento de sem-teto. Quando Anni fica grávida, Fritz promete se casar, mas cancela o compromisso. Ela aborta e volta para Berlim, onde encontra trabalho com outros jovens em uma associação que promove esportes.

           Censurado e banido pelos nazistas, em 1933, sob a acusação de “tendências comunistas”, KUHLE WAMPE traz um grande apelo político-social sobre o desemprego no período da República de Weimar. O roteiro de Brecht e Ernst Ottwalt revela como milhões de desempregados sobreviviam: vasculhando latas de lixo, mendigando ou vendendo o corpo nas ruas – cenário e drama perfeitos para a ascensão do Nazismo, que prometia resgatar a “dignidade” do povo alemão.

            O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados.

PRÓXIMAS ATRAÇÕES – MOSTRA BRECHT NO CINEMA

31/08 – “Visões de Brecht” (2010).

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp