Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

CONTRACORRENTE – 12/09 – 19h

Fernando Rodrigues

No sábado (12/09), às 19h, o Cinema Comentado Cineclube apresenta CONTRACORRENTE (2009), drama peruano escrito e dirigido pelo cineasta Javier Fuentes-León. Vencedor de mais de 20 prêmios em diversos festivais, o filme conta a história de Miguel (Cristian Mercado), jovem pescador casado com Mariela (Tatiana Astengo) e que aguarda pelo nascimento do primeiro filho. Querido e respeitado na pequena vila em que vive, Miguel é obrigado a ocultar um grande segredo: o seu romance com Santiago (Manolo Cardona), um fotógrafo e artista plástico forasteiro que mudou-se para o povoado e que alí vem desenvolvendo, solitariamente, o seu trabalho.

Localizada na costa do Peru, a vila é marcada por rígidas tradições culturais e pela forte religiosidade católica de seus habitantes, o que acirra ainda mais em Miguel o desejo de que a sua bissexualidade jamais venha à tona. Entretanto, diversos acontecimentos farão com que o seu segredo seja ameaçado, colocando em risco o seu casamento e a sua “honra” perante a comunidade.

CONTRACORRENTE foi o filme de estreia do cineasta Javier Fuentes-León, sendo o representante oficial do Peru para concorrer ao Oscar como Melhor Filme Estrangeiro em 2011. Foi ganhador dos prêmios do público nos festivais de Miami e Sundance, além de sair vencedor em cerca de duas dezenas de outros festivais por onde passou.

Conquistando a simpatia do público por conta de sua sinceridade em revelar as alegrias e angústias de seus personagens centrais – oprimidos pelo preconceito, pela religiosidade e pelos tabus sociais -, CONTRACORRENTE revela-se uma pérola do cinema peruano, que nos mostra, aqui, um romance transcendental, surpreendente e dramático, digno das grandes lendas tradicionais e populares que recheiam o folclore latino-americano.

Segundo Marcelo Janot, crítico de cinema de O Globo, “graças ao ótimo roteiro, o romance proibido entre dois homens (Cristian Mercado e Manolo Cardona) num ambiente conservador escapa da caricatura e das soluções fáceis rumo ao happy end. A beleza de Cabo Blanco, na costa peruana, e as tradições religiosas locais servem de pano de fundo perfeito para este manifesto contra a discriminação e a intolerância. Tudo sem ranço panfletário e com ótimos atores que compreendem a complexidade emocional de seus personagens. O resultado é um filme belo e tocante”. Classificação etária do programa:14 anosDuração: 96 min.

A exibição dos filmes do Cinema Comentado Cineclube acontece aos sábados, na sala Geraldo Freire, a partir das 19h. Vale lembrar que a entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada em cinema e debates sobre a sétima arte.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp