Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

CONTROL: A HISTÓRIA DE IAN CURTIS – 08/08 – 19h

Vanessa Araújo

No sábado (08/08), o Cinema Comentado Cineclube exibe CONTROL – A HISTÓRIA DE IAN CURTIS (2007). Dirigido pelo fotógrafo e diretor de clipes holandês, Anton Corbjin, é a cinebiografia do vocalista da banda britânica Joy Division que, em poucos anos de existência, conseguiu se consolidar como referência no cenário musical e, até hoje, influencia milhares de músicos pelo mundo. O filme é baseado no livro escrito pela esposa de Curtis, “Touching From a Distance” (1995), e apresenta, de certa forma, a visão de Deborah sobre os acontecimentos conturbados e complicados que envolveram a ascensão e queda de Ian.

Com o sucesso da banda, o relacionamento instável e distante com a esposa e filha, ainda bebê, o caso extra-conjugal que mantinha com uma jornalista belga, e as frequentes crises epiléticas, Ian Curtis – brilhantemente interpretado por Sam Riley – se suicidou aos 23 anos de idade, antes de sentir mais profundamente o sucesso das músicas que compôs e interpretou. Após a morte de Curtis, o grupo passou a se chamar “New Order” e mesmo que, no início, a influência do Joy Division fosse grande, eles conseguiram assumir uma identidade própria e dar prosseguimento à carreira musical.

CONTROL exala, desde a fotografia às atuações e trilha sonora, o ritmo, a profundidade, a angústia e beleza contida na música do Joy Division e, principalmente, na alma de Ian Curtis. A produção foi premiada no Festival de Cannes como Camera D’Or, e no Festival Internacional de Edimburgo foi premiado por Melhor Performance de Ator (Sam Riley), e Melhor filme.

Para Angelica Bito, do portal Cineclick, “a fotografia de CONTROL, assinada por Martin Ruhe, é em preto-e-branco e denota esse mundo sem muitas cores no qual o vocalista vivia. Aliada aos enquadramentos especiais de Corbijn, dá ar único a este retrato belamente trágico desta figura, que, aqui, ganha traços mais humanos e menos lendários. Curtis era um rapaz perturbado e não há problemas nisso; também não é pelo fato dele ter perdido o controle, como ele mesmo disse, que merece ser uma lenda eterna. Humanizando o mito de Curtis, CONTROL constrói um retrato honesto e emocionante de uma das figuras mais lembradas na história do rock moderno”. Classificação etária do programa: 16 anosDuração: 121 min.

A exibição dos filmes do Cinema Comentado Cineclube acontece aos sábados, na sala Geraldo Freire, a partir das 19h. Vale lembrar que a entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada em cinema e debates sobre a sétima arte.

PRÓXIMAS ATRAÇÕES 15/08 – “Yellow Submarine” (Reino Unido, 1968), dir: George Dunning

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp