Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

DENTE CANINO – 18/04 – 19h

Fernando Rodrigues

No sábado (18/04), o Cinema Comentado Cineclube apresenta DENTE CANINO (2009), drama grego escrito e dirigido pelo cineasta Yorgos Lanthimos. Vencedor da mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes, o filme nos conta a história de uma família grega de classe média alta formada pelo pai, pela mãe e por três filhos já adultos – duas moças e um rapaz. Mas esta não é uma família comum: por decisão dos pais, os três filhos nunca tiveram contato com o mundo exterior, ou seja, nunca deixaram os limites da casa, que é cercada por muros altos e encontra-se numa parte isolada da cidade.

Sem acesso a canais de TV, escola, amigos ou internet, desde crianças os filhos receberam dos pais novos significados para palavras que pudessem despertar a sua curiosidade em relação ao mundo exterior (por exemplo, aprenderam que mar é um tipo de cadeira, que xoxota é um tipo de lâmpada, que estrada é um vento muito forte e que zumbis são flores amarelas). Assim, tudo o que aprendem deve ter o seu significado limitado ao ambiente do lar em que vivem – e que é o único ambiente que, de fato, eles conhecem.

Obsessivo em proteger os filhos da cultura e das influências externas, o pai é o único que sai da casa – para trabalhar. Sempre que retorna ao lar com a feira ele tem o cuidado de retirar os rótulos de tudo para que os filhos não tenham noção dos verdadeiros nomes dos mantimentos e demais produtos adquiridos.

Entretanto, tudo corria bem até a chegada da jovem Christina, única autorizada a entrar na casa após ser contratada pelo pai para, de vez em quando, satisfazer às necessidades sexuais do filho. Burlando a vigilância do “contratante”, Christina traz para a casa muito mais do que o sexo – o que poderá deflagrar mudanças completamente inesperadas na vida dos três filhos e abalar de vez a paz daquela família.

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, DENTE CANINO perturba ao salpicar o drama com algumas pitadas de comédia nonsense, convidando o público a acompanhar um mundo de estranhezas, incesto e ingenuidade, onde se misturam a alienante inocência dos filhos e os excessos obsessivos dos pais.

Nas palavras de Gabriel Dominato, crítico e redator do blog Avant, Cinema!, “DENTE CANINO mostra que o cinema ainda é uma fonte inesgotável para se contar histórias, e que com criatividade e ousadia pode-se levar o comum a um novo nível, onde se pode analisar o objeto de quase todo o cinema – o ser humano – de maneiras antes não imagináveis”. Classificação etária do programa: 16 Anos.Duração: 96 min.

A exibição dos filmes do Cinema Comentado Cineclube acontece aos sábados, na sala Geraldo Freire, a partir das 19h. Vale lembrar que a entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada em cinema e debates sobre a sétima arte.

PRÓXIMA ATRAÇÃO 25/04 – Curta Circuito: “Filme para Poeta Cego” (2012) e “Nova Dubai” (2014), dir: Gustavo Vinagre.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp