Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

DOIS IRMÃOS – 28/09 – 19h

No sábado, dia 28/09, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube apresentam DOIS IRMÃOS (2010), dirigido por  Daniel Burman. Susana é egocêntrica e valoriza o próprio sucesso acima de tudo. Por esse motivo, deixou exclusivamente a cargo do irmão Marcos a tarefa de cuidar da mãe. Quando esta morre, Marcos se vê solteiro aos 64 anos e sem grandes realizações profissionais. Ao ser expulso do apartamento e obrigado a sair de Buenos Aires, ele vai buscar asilo em um resort no Uruguai. Lá, ingressa em um grupo de teatro, desenvolve amizades e recupera a vontade de viver. Mas as notícias de seu progresso desagradam à irmã.

Um dos mais festejados cineastas argentinos da nova safra, Daniel Burman (o mesmo de “O Abraço Partido“, “As Leis de Família“ e “Ninho Vazio“) novamente volta as suas lentes para o tema que domina: as relações humanas. Se em seus primeiros trabalhos é marcante sua preocupação em radiografar as relações entre pais e filhos, aqui ele prefere dissecar uma conturbada relação entre irmãos. Burman constrói um belo e dolorido painel sobre as relações de poder, dominação e triste interdependência que nascem e crescem dentro dos ambientes familiares.

DOIS IRMÃOS usa o humor para equilibrar o tom dramático da narrativa. Numa das cenas mais divertidas, os protagonistas encontram um jeitinho de entrar numa festa da embaixada brasileira e saem de lá embolsando frutas e canapés. O diretor, aos 37 anos, revela a sua maturidade com a experiência dos veteranos. Seu registro vai dos buracos financeiros à redescoberta dos prazeres profissionais e afetivos – enquanto ela joga charme para um vizinho grisalho, ele entra para uma trupe de teatro.

Sobre DOIS IRMÃOS, o crítico Celso Sabadin afirma: “É o cinema argentino visitando outra vez os temas da solidão, da melancolia e da incomunicabilidade, tão queridos à cultura daquele país. E, para isso, não precisa mais do que um roteiro sólido, uma direção segura e – como sempre – belíssimos atores. Pode parecer pouco, mas não é. Afinal, mais do que qualquer efeito especial, são o roteiro a direção e as atuações o verdadeiro tripé que constroi o bom cinema, E já faz um bom tempo que nuestros hermanos (re) descobriram isso”.


O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados.


PRÓXIMAS ATRAÇÕES – MOSTRA NUEVA MIRADA – PARTE 1***

05/10 – Programa Curtas 1 (88min)

12/10 – Programa Curtas 3 (62min) & Programa Curtas 4 (57min)

19/10 – “O Rei Siri” (2008), dir: Somaratne Dissanayake (88min)

26/10 – “Toni, o Garimpeiro (2007), dir: Norbert Lechner (89min)

*** Programação especial direcionado ao público infanto-juvenil.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp