Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

DORAMUNDO – 15/06 – 19h

No sábado, dia 15/06, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube apresentam DORAMUNDO (1978) – em parceria com o projeto Curta Circuito. Rodado na paisagem enevoada de Paranapiacaba, nos arredores de São Paulo, a trama mostra a vida de ferroviários envolvidos num clima de misteriosos assassinatos. Quando as investigações começam, um triângulo amoroso vem à tona. Adaptação do romance homônimo de Geraldo Ferraz, premiada como melhor filme no festival de Gramado.

Um policial chega à vila de Cordilheira para tentar por um fim a uma série de assassinatos, que comprometem a reputação da companhia ferroviária. Assume uma ação repressora com interrogatórios pautados no terror e na tortura – o que reflete a ação repressora do regime militar. Dotado de uma estética melancólica, DORAMUNDO registra e revela o dia a dia dos ferroviários, seja pela fuligem, pela neblina, pelas máquinas ou, ainda, pelo isolamento da população e as mortes nos trilhos por acidentes de trabalho.

Dirigido por João Batista de Andrade, é o terceiro filme do cineasta que retornava ao cinema após cinco anos, tempo em que trabalhou na televisão (em programas na TV Cultura, ao lado de Vladimir Herzog, e na TV Globo – produzindo documentários para o programa Globo Repórter). DORAMUNDO traz uma necessidade vital de falar sobre o Brasil e de nossa realidade social. Apesar de abordar acontecimentos de 1939, mantém seu frescor por ser contemporâneo aos fatos vividos na época do lançamento.

Para o próprio diretor, DORAMUNDO “está centrado em questionamentos acerca da criminalidade, sendo que o comportamento subversivo e voltado contra a própria sociedade é uma válvula de escape marcada pelo uso de meios violentos, como os assassinatos. É um filme em que os assassinos não são bandidos e nem marginais, mas sim operários, e que se há culpado nessa história, esse não é uma pessoa em sua individualidade, mas sim um sistema social regido por uma companhia inglesa dominante nessa vila de ferroviários”. Classificação indicativa: 14 anos.

O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. O projeto Curta Circuito é patrocinado pelo BDMG Cultural e pelo Governo de Minas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a plateia sobre os filmes apresentados.


PRÓXIMAS ATRAÇÕES

29/06 – “Elvis e Madona” (2010, Brasil), dir: Marcelo Laffitte.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp