top of page
Buscar
  • Foto do escritorCinema Comentado Cineclube

Drama racial consagrado pela crítica e pelo público, “Faça a Coisa Certa” mantém toda a sua força

Em 1989, no “dia mais quente do ano”, a temperatura atinge graus de preconceito, revolta e contestação no Brooklyn – bairro tipicamente negro dos EUA. O ítalo-americano Sal é dono de uma pizzaria em Bedford-Stuyvesant; considerado um cara boa praça, ele decora o estabelecimento com fotografias de ídolos brancos e de origem italiana dos esportes e do cinema. É quando Buggin' Out, o ativista local, reclama por não existirem negros na Parede da Fama. Este incidente trivial é o ponto de partida para um efeito dominó, que não terminará bem.


Sucesso arrebatador de público e crítica, “Faça a Coisa Certa” (1989) apresenta a diversidade de situações decorrentes da sinopse acima e traz um vigor de alta qualidade ao cinema estadunidense. Dirigido por Spike Lee, o filme é a atração que o Cinema Comentado Cineclube exibe na quarta-feira, dia 29/11, às 19h, no Auditório do CCH, no 2º andar do prédio 2, seguida de debate com o público sobre os temas presentes na produção.


As sessões presenciais são um parceria do Cineclube com a Unimontes por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários (PPGL) e do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV), ambos associados ao Departamento de Comunicação e Letras.


De acordo com Erik Constantino, do site Cinéfilo em Série, “impressiona a segurança de Spike na direção, já que trata-se de seu segundo longa-metragem da carreira. O cineasta abusa da criatividade utilizando ângulos de câmera diferenciados e valorizando a colorida fotografia, que ganha vida não apenas com a bela iluminação de cena, mas também nos figurinos do fim da década de 1990 e no vibrante design de produção. Soma-se a isso a trilha sonora em hip hop e temos uma identidade belamente criada por seu realizador”.


Com um elenco de nomes que ocupariam espaço de destaque no cinema e nos seriados – como Samuel L. Jackson, Martin Lawrence, Rosie Perez, John Turturro e Giancarlo Esposito –, “Faça a Coisa Certa” permanece extremamente atual abordando perspectivas do racismo estrutural e oferecendo questionamentos importantes para debater o racismo numa profundidade bem contextualizada.


As sessões do Cinema Comentado Cineclube são gratuitas e se fundamentam na ideia de proporcionar uma experiência cinematográfica estética e reflexiva ao público. As conversas após a exibição permitem compartilhar opiniões e transmitir o conhecimento de forma abrangente e diversificada aos participantes. Venha participar e conversa com a gente!

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page