Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

E AÍ, MEU IRMÃO, CADÊ VOCÊ? – 16/05 – 19h

Vanessa Araújo

No próximo sábado (16/05), o Cinema Comentado Cineclube exibe E AÍ, MEU IRMÃO, CADÊ VOCÊ? (2000), comédia estrelada por George Clooney e dirigida pelos cineastas estadunidenses Joel e Ethan Coen. O filme foi indicado ao Oscar por roteiro adaptado e fotografia, e ao Globo de Ouro por filme comédia/musical. George Clooney foi premiado com o Globo de Ouro de melhor ator da mesma categoria.

Na trama, que se passa durante a grande depressão dos EUA, Pete, Everett e Delmar fogem da prisão em busca de um suposto tesouro, enterrado em um local que será inundado devido à implantação de uma hidrelétrica. Ao longo do caminho, eles encontram várias figuras presentes na cultura americana, como o negro que vende sua alma ao diabo para aprender a tocar violão e o fazendeiro e político conservador sulista, que enriquece as custas da população.

E AÍ, MEU IRMÃO, CADÊ VOCÊ pode ser considerado uma reciclagem de “A Odisséia”, de Homero. O vidente cego, um trio de sereias, um gigantesco ciclope e a amada que está prestes a se casar com outro homem não são paródias óbvias, mas deixam quem assiste com a sensação de que já viu aquela história em algum lugar. Ao falar do filme, não se pode esquecer os pontos críticos que ele apresenta, o que deixa evidente a preocupação dos Coen em não permitir que a admiração pelo seu país esconda os problemas: o preconceito racial e social, a religião manipuladora, a política como forma de enriquecer e o poder do rádio – o mais importante meio de comunicação da época.

Com uma trilha sonora belíssima e característica, atuações divertidas e roteiro impecável, os Irmãos Coen trazem para o público um filme para toda a família. Para Eduardo Valente, do site Contra Campo, “o mais impressionante do filme é conseguir juntar todas estas coisas num formato de deliciosa odisséia cômica, episódica, onde cada cena pode ser vista isoladamente como esquetes mágicos e hilários, ou como parte de uma narrativa. O fantástico e o real se misturam com freqüência. E, no final, transparece mais uma vez o carinho e o olhar extremamente afetuoso, ainda que crítico, dos irmãos ao seu país. Um olhar incisivamente cinematográfico, e por isso mesmo, americano”. Classificação etária do programa: 14 AnosDuração: 106 min.

A exibição dos filmes do Cinema Comentado Cineclube acontece aos sábados, na sala Geraldo Freire, a partir das 19h. Vale lembrar que a entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada em cinema e debates sobre a sétima arte.

PRÓXIMAS ATRAÇÕES 23/05 – “Salò ou 120 Dias de Sodoma” (1975), dir: Pier Paolo Pasolini. 30/05 – Curta Circuito: “A Noite do Espantalho” (1974), dir: Sérgio Ricardo.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp