Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

ED WOOD – 09/05 – 19h

Fernando Rodrigues

No sábado (09/05), o Cinema Comentado Cineclube apresenta ED WOOD (1994), comédia dramática dirigida por Tim Burton e estrelada por Johnny Depp.

Indicado à Palma de Ouro em Cannes (1995) e vencedor do Oscar nas categorias ator coadjuvante e maquiagem, o filme é considerado pela crítica como o melhor trabalho deTim Burton, que aqui apresenta a biografia artística de Edward D. Wood Jr. (1924-1978) que, como Ed Wood, ficou conhecido como ‘o pior cineasta de todos os tempos’.

Depois do estrondoso sucesso de “Batman” (1989) e “Edward Mãos de Tesoura” (1990), Tim Burton realizou o seu filme mais pessoal. Com enorme simpatia e respeito, ele nos conta a história de um cineasta sem nenhum talento – mas com extrema perseverança -, que produziu, entre as décadas de 1940 e 1970, dezenas de filmes de quinta categoria, da ficção-científica ao terror, passando ainda por produções sobre o travestismo (o próprio Ed Wood gostava de se vestir de mulher na vida real).

O resultado deste trabalho de Tim Burton é uma pequena e comovente obra-prima que homenageia os loucos que fazem cinema por incondicional amor à sétima arte – e para os quais o quesito “talento” é apenas um “pequeno detalhe” sem muita importância.

Pouco conhecido do grande público, ED WOOD celebra a segunda parceria entre o ator Johnny Depp e o cineasta (atualmente a dupla já contabiliza oito trabalhos em comum). Depp interpreta magistralmente o personagem-título, encabeçando um elenco que dá vida a uma trupe de atores e técnicos sem talento que eram contagiados pelos delírios grandiosos de Ed Wood, que tinha como meta se transformar em um dos nomes mais respeitados do cinema hollywoodiano (e que conseguiu, no máximo, ser lembrado como o pior cineasta da história).

Além da belíssima fotografia em preto e branco de Stefan Czapsky e da perfeita e carismática atuação de Johnny Depp, vale ressaltar ainda o trabalho de Martin Landau interpretando o ator Bela Lugosi, que na vida real passou de astro de grandes filmes de terror – “Drácula” (1931) – a um decadente viciado em morfina no final de sua carreira, sendo obrigado a participar de algumas das produções de baixo nível de Ed Wood.


De acordo com José Aguiar, em crítica publicada no site Omelete, “ED WOOD (1994) é uma obra de amor ao cinema com um todo. Não apenas aos vencedores, aos astros milionários ou aos diretores de prestígio e seus incontáveis prêmios. É um filme sobre os sem talento, os esquecidos, os que perderam seu espaço mas que também fazem parte da história da sétima arte. Apesar disso, ED WOOD é um filme sobre o otimismo de quem acredita em si mesmo. Mesmo que não tenha muito talento para a coisa…”. Classificação etária do programa: 14 AnosDuração: 127 min.

A exibição dos filmes do Cinema Comentado Cineclube acontece aos sábados, na sala Geraldo Freire, a partir das 19h. Vale lembrar que a entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada em cinema e debates sobre a sétima arte.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp