Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

FADOS ABRE MOSTRA CARLOS SAURA – 13/04 – 19h

No sábado, dia 13/04, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube exibem “FADOS” (2007), dirigido por Carlos Saura. O documentário musical revela um encontro de culturas que há séculos convivem na península Ibérica, partilhando geografias e influências. Assim, foi possível que o espanhol Saura mostrasse um retrato preciso e envolvente da música que representa a alma da cultura portuguesa.

Durante os anos de censura franquista, e mesmo durante os primeiros anos após a morte de Franco (em 1975), Carlos Saura impressionava com parábolas políticas ricas e muito bem construídas como “Ana e os Lobos”, “Cria Cuervos” e “Mamãe Faz Cem Anos”. Fazia um cinema de sutilezas, com narrativas complicadas, que exigia bastante do espectador.

Em 1982, descobriu a música flamenca, ou melhor, sua paixão cinematográfica por tal música. Assim, iniciou uma trilogia que compreendia “Bodas de Sangue”, “Carmen” e “O Amor Bruxo”. Daí sua carreira deu uma guinada em direção aos filmes musicais, em que a narrativa cede espaço para as sensações que cores, sombras e ritmo podem despertar.

“FADOS” é a apresentação visual da música através de canções e imagens da cidade de Lisboa. Telas espalhadas por um palco imenso, com ou sem projeções, juntam-se a diversos músicos introduzindo os diferentes estilos de fado, bem como as modas e derivados musicais. Fado de Lisboa, fado menor, modinhas, fado de Cabo Verde, fado flamenco e Alfacinha – até a música brasileira foi contemplada, com aparições de Carlinhos Brown, Chico Buarque e Caetano Veloso.

Musicalmente, “FADOS” é rico e agradável de assistir. Um dos destaques é quando o cineasta abandona o modelo de “videoinstalação” (telas como cenário, dança coreografada e luz marcada) para mostrar in loco uma autêntica casa de fados, na qual vários artistas se apresentam seguidamente, em um crescente de emoção genuína. Classificação indicativa: 10 anos.

O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados.

PRÓXIMAS ATRAÇÕES – MOSTRA CARLOS SAURA: MÚSICA E CINEMA

27/04 – “Tango” (1998)

11/05 – “Amor Bruxo” (1986)

25/05 – “Carmen” (1983)

08/06 – “Bodas de Sangue” (1981)

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp