Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

FILHOS DO PARAÍSO – 18/10 – 19h

No sábado (18/10), o Cinema Comentado Cineclube apresenta o sucesso iraniano FILHOS DO PARAÍSO (1997). A exibição do filme acontece devido a uma alteração da programação de outubro, que provocará, ainda, a sessão dupla, em 25/10, do programa Curta Circuito juntamente com o filme grego “Miss Violence”.

FILHOS DO PARAÍSO conta a história de Ali, um estudante iraniano de família pobre, que perde os sapatos recém consertados de sua irmã mais nova. A situação os força a bolar o seguinte plano: Zahra usa os sapatos para ir à escola de manhã e Ali, à tarde. A partir do acontecimento, todas as ações dos pequenos se voltam para o importante objetivo de adquirir um novo par de sapatos – desde encontrar quem surrupiou o velho par remendado até participar de uma maratona para chegar em terceiro lugar. Afinal, o prêmio para aquele que ficar no lugar mais baixo do pódio é o tão cobiçado sonho dos irmãos: um par de calçados novos.

Dirigido por Majidi Majid (também autor de “A Cor do Paraíso” – outro sucesso do cinema iraniano), FILHOS DO PARAÍSO  foi uma das cinco produções que concorreram ao Oscar de filme estrangeiro, em 1999 – juntamente com “Central do Brasil”, de Walter Salles. O vencedor foi “A Vida é Bela”, de Roberto Benigni.

Inspirado no neo-realismo italiano e ousado na opção pela metalinguagem, o cinema iraniano ocupou seu lugar ao sol como veículo de consolidação da identidade nacional. O apuro técnico e a sensibilidade dos roteiros reafirmam o compromisso documental em pequenas histórias cotidianas, geralmente estreladas por crianças. A tensão permanente com a censura do governo islâmico fornece a matéria-prima para a cinematografia do Irã. E garante a qualidade de filmes como “Salve o Cinema”, “Gosto de Cereja”, “E a Vida Continua”, etc. Classificação etária: 12 anos.

As sessões do Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, na sala Geraldo Freire, no prédio da Prefeitura. A entrada é grátis e todos os interessados podem comparecer e participar das exibições. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados. Novidades e mais informações do cineclube estão disponíveis no Facebook: https://www.facebook.com/cinemacomentadomontesclaros

PRÓXIMAS ATRAÇÕES

25/10 – sessão dupla: “Miss Violence” (Grécia, 2013), dir: Alexandro Avranas – Lançamento especial do mês de outubro + Programação Curta Circuito.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp