Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

“FILME PARA POETA CEGO” & “NOVA DUBAI” – 25/04 – 19h

Vanessa Araújo

No próximo sábado (25/04), o Cinema Comentado Cineclube exibe a programação do projeto Curta Circuito. O programa Eixo BR traz as produções do “jovem diretor, poeta wannabe e pornô-terrorista”, como gosta de se descrever, Gustavo Vinagre. Os curtas discutem, principalmente, a sexualidade.

Vinagre estudou letras e, após se formar, foi para Cuba, onde ficou por três anos e meio e fez sua especialização em roteiro. Por lá, ele aprendeu a trabalhar com poucos recursos, o que é realidade também aqui no Brasil. Os filmes de Gustavo oscilam entre a ficção e o documentário, a partir do momento que ele, como diretor, interage e interfere diretamente na produção. De certa forma, é possível se compreender, além da mensagem do diretor, o processo de criação e execução do Cinema.

Programação:

FILME PARA POETA CEGO

Glauco Mattoso, poeta cego sadomasoquista, aceita participar de um documentário sobre a sua própria vida, mas as condições que ele impõe dificultam o trabalho do jovem diretor. Para Gustavo Haffen, do site Sobre Café e Cinema, “FILME PARA POETA CEGO é atrevido e audacioso, quebra paradigmas e conceitos sociais, sem julgar. Caminha na contramão da maioria dos filmes do festival que, sem medo de ser vaiado, dá um tapa na cara da sociedade. E, não poderia ser diferente, pois a poesia de Mattoso cita: Não creia em tudo aquilo que está lendo, Duvide até da própria assinatura”. Classificação do programa: 18 anosDuração: 25 min.

NOVA DUBAI 

Num bairro de classe média numa cidade do interior do Brasil, a especulação imobiliária ameaça os espaços afetivos da memória de um grupo de amigos. Sua resposta diante dessa iminente transformação é praticar sexo em locais públicos e nessas construções. E o amor? É apenas mais uma construção?

Para Daniel Falkemback, do site Posfácio, “ao longo da narrativa, a experiência que nos faz pensar no ato do sexo, que se aproxima do pornográfico, mas, ao mesmo tempo, não é esvaziado de vida, como os atores de pornô geralmente parecem ser. Não se trata somente de uma historieta de dois amigos ou uma sátira ao pornô ou interpelações que apresentam histórias de encontros ou de terror, como às vezes aparece no filme. O terror acontece ali, e ele não quer ser racional, explicável por uma psicanálise barata; ele é a própria matéria cinematográfica que se constrói a ferro e fogo”. Classificação do programa: 18 anosDuração: 53 min.

A exibição dos filmes do Cinema Comentado Cineclube acontece aos sábados, na sala Geraldo Freire, a partir das 19h. Vale lembrar que a entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada em cinema e debates sobre a sétima arte. Outras informações em: facebook.com/cinemacomentadomontesclaros

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp