Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

Junho traz mostra "Raça e Racismo"

Atualizado: 4 de jun.


O Cinema Comentado Cineclube de Montes Claros promove em junho a mostra Raça e Racismo, uma oportunidade para se discutir temas atuais e ainda presentes no nosso cotidiano. Os encontros acontecem on-line, aos sábados, às 17h30, através do YouTube. Confira a programação:


Dia 04/06


“Domésticas” – Dir.: Gabriel Mascaro – 2012/Ficção – 78’ – Durante uma semana sete jovens registram o cotidiano de suas empregadas domésticas. O material é depois entregue ao cineasta Gabriel Mascaro que vai criar com ele uma coleção de pequenos retratos.


Assista: https://youtu.be/Se5QUGucJMA


“Babás” – Dir.: Consuelo Lins – 2010/Doc – 20’ – Através de fotos e vídeos de arquivos e depoimentos, a autora retrata a relação entre algumas babás e suas patroas no Brasil contemporâneo.


Assista: https://vimeo.com/150866784


“Poética da diáspora” – Dir.: Tiago Marconi - Revista Fapesp – 2015/Doc - Pesquisadora da USP – Elena Pajaro Peres – 09’ - Com fotos, vídeos e documentos originais, a pesquisadora apresenta aspectos da vida e obra da escritora mineira Carolina Maria de Jesus.


Assista: https://youtu.be/T0ncwWD1C9g


Dia: 11/06


“Menino 23: infâncias perdidas” – Dir.: Belisário Franca – 2016/Doc – 80’ – Em 1998 o historiador Sydney Aguilar, descobre, através de uma aluna, que em uma fazenda no interior paulista haviam centenas de tijolos que foram fabricados com a suástica nazista. A partir dessa descoberta ele vai encontrar registros da escravização de jovens negros durante o período do Estado Novo getulista.


Assista: https://youtu.be/7wHNxOohoPA


“Cores e botas” – Dir.: Juliana Vicente – 2010/Ficção – 16’ – Nos anos de 1980 uma garotinha sonha em ser uma das paquitas da apresentadora Xuxa Meneghel, mas esbarra no fato de que não existiam paquitas negras.


Assista: https://youtu.be/Ll8EYEygU0o


Dia: 18/06


“Branco sai, preto fica” – Dir.: Adirley Queiros – 2015/Ficção – 93’ – Nos anos de 1980 a PM invade um baile funk nos subúrbios de Brasília (DF). O resultado são dois jovens feridos pelos disparos das balas. Uma mistura de ficção e documentário para denunciar o racismo e a violência policial.


Assista: https://youtu.be/NUqJugohVWY


“Alma no olho” – Dir.: Zózimo Bulbul – 1973/Ficção – 11’ – Metáfora sobre a escravidão e a busca da liberdade, num jogo de imagens que tem como inspiração o movimento concretista.


Assista: https://youtu.be/m3LcVNbFLW4


Dia: 25/06


“Raça e redenção” – Dir.: Robin Bissel - 2019/Baseado em acontecimentos reais – 133’ – Na Carolina do Norte (EUA) dos anos de 1971, a luta pela integração racial nas escolas leva um líder local da Ku Klux Klan e uma ativista negra pelos direitos civis a se enfrentarem. Prime Vídeo.


“O mestre de Apipucos” – Dir.: Joaquim Pedro de Andrade – 1959/Doc – 09’ - Com textos baseados nas obras do próprio autor, o filme mostra momentos da vida do sociólogo pernambucano Gilberto Freyre, em seu sítio de Apipucos.


Assista: https://youtu.be/Gc_ATR9QpZw


34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo