Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

Lavoura Arcaica e Bixa Travesty são cartazes do sábado (29)

Atualizado: 7 de jul. de 2021


No próximo sábado (29) o Cinema Comentado Cineclube promove mais dois bate-papos sobre filmes que estão em cartaz no FESTIVAL ESTAÇÃO VIRTUAL.


Às 17h30, o bate-papo é sobre o documentário BIXA TRAVESTY, lançado em 2019 e dirigido por Kiko Goifman e Claudia Priscilla.


O corpo político de Linn da Quebrada, cantora transexual negra, é a força motriz desse documentário que captura a sua esfera pública e privada, ambas marcadas não só por sua presença de palco inusitada, mas também por sua incessante luta pela desconstrução de estereótipos de gênero, classe e raça.


O bate-papo terá a participação da professora e jornalista Márcia Braga, e do acadêmico de Direito e monitor e extensionista do grupo de estudos do Núcleo pela Diversidade Sexual e de Gênero da Unimontes Pedro Augusto Aguiar.


Clique para assistir: Bixa Travesty


Às 18h30 é a vez de falar sobre o longa LAVOURA ARCAICA (2001), que figura entre os 100 melhores filmes brasileiros segundo a Abraccine.


Dirigido por Luiz Fernando Carvalho, o filme conta a história de André, um filho desgarrado que saiu de casa devido à severa lei paterna e o sufocamento da ternura materna.

Na trama, Pedro, irmão mais velho de André, recebe de sua mãe a missão de trazê-lo de volta ao lar. Cedendo aos apelos da mãe e de Pedro, André resolve voltar para a casa dos seus pais, mas irá quebrar definitivamente os alicerces da família ao se apaixonar por sua bela irmã Ana.


A participação especial deste bate-papo fica por conta da professora Andrea Martins.

Membro do Cinema Comentado Cineclube, Andrea é mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutora em Estudos de Linguagem, também pela UFF, cuja tese “A princesa e o rei: um estudo sobre a construção de sentido em A pedra do Reino e Hoje é dia de Maria” concorreu ao prêmio de melhor tese, promovido pela Associação latino-americana de estudos do discurso (ALED).


Andrea Martins é membro do corpo docente da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) desde 2004, atuando nos cursos de graduação em Letras (Português, Inglês e Espanhol) e no Programa de Mestrado em Letras/Estudos Literários (PPGL). Como pesquisadora, privilegia estudos que envolvem a literatura e o audiovisual (cinema e Televisão), e narrativas contemporâneas.


Como ficcionista, é autora do livro “Pétalas” (1993) e “Apenas rascunhos” (2014), além de assinar roteiros de cinema. Ainda na sétima arte, roteirizou, produziu e dirigiu os documentários “Romeiros de fé e festa” (2008) e “A voz de Sofia” (2012), e o curta ficcional “Encontro” (2018), adaptado de conto de Luiz Fernando Veríssimo.


Clique para assistir: Lavoura Arcaica: vimeo.com/529627767


Os bate-papos serão transmitidos pelo canal do Cinema Comentado no YouTube.

Os filmes ficam disponíveis de forma gratuita até o dia 31 de maio.


Se inscreva no canal do Cineclube e ative o sininho para não perder as atualizações!


tinyurl.com/cinecomentado

#andreamartins #festivalestaçãovirtual #pedroaugustoaguiar #montesclaros #márciabraga

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo