top of page
Buscar
  • Foto do escritorCinema Comentado Cineclube

LÍRIOS D’ÁGUA – 26/09 – 19h

Fernando Rodrigues

No sábado (26/09), às 19h, o Cinema Comentado Cineclube apresenta LÍRIOS D’ÁGUA (Naissance des Pieuvres, 2007), drama francês escrito e dirigido pela cineasta Céline Sciamma.

Em Paris, três adolescentes descobrem a sua sexualidade enquanto são realizados os treinos das equipes de nado sincronizado de um clube local. Marie (Pauline Acquart), complexada com a própria magreza, sente uma estranha atração por Floriane (Adèle Haenel), a bela líder de uma das equipes, e resolve integrar o grupo. Anne (Louise Blachère), amiga de Marie, também treina nado sincronizado no mesmo clube e está em busca de um namorado – mas sente-se envergonhada por se considerar acima do peso.

Em meio aos treinos e às rivalidades – no âmbito das equipes e, também, individualmente – as três adolescentes têm de lidar com novos sentimentos, desejos e situações, enfrentando as transformações com olhares que transitam entre a ingenuidade, o egoísmo, os complexos e o autoconhecimento – na difícil passagem que marca a transição da infância para a juventude.

LÍRIOS D’ÁGUA é o filme de estreia da diretora Céline Sciamma e foi selecionado para a mostra Un Certain Regard, do Festival de Cinema de Cannes, em 2007, sendo ainda indicado em duas categorias do César (o Oscar francês) em 2008 – melhor primeiro filme e melhor atriz revelação (Adèle Haenel e Louise Blanchère).

Como em seus trabalhos posteriores, sobretudo em “Tomboy” (2011), a cineasta Céline Sciamma revela um olhar delicado – e não menos profundo – sobre o amadurecimento das garotas que se deparam com as descobertas da sexualidade e do mundo adulto. Com roteiros pautados pela sinceridade e pelo respeito para com as suas personagens, Sciamma evita soluções fáceis e que distanciem as situações do filme da “realidade da vida”.

Para Aníbal Santiago, do site Rick’s Cinema, “com um conjunto de interpretações bastante positivas por parte do trio de protagonistas, uma cinematografia cuidada e uma trilha sonora envolvente, Naissance des pieuvres explora com acerto diversas temáticas relacionadas com as adolescentes, com Céline Sciamma a lixar-se para os tabus ao mesmo tempo que nos oferece um drama merecedor da nossa atenção”. Classificação etária do programa: 16 anosDuração: 84 min.

A exibição dos filmes do Cinema Comentado Cineclube acontece aos sábados, na sala Geraldo Freire, a partir das 19h. Vale lembrar que a entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada em cinema e debates sobre a sétima arte.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FELIZ NATAL!

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

O HOMEM DA TERRA – 05/12 – 19h

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp

bottom of page