Luana Nicoletti
No sábado (29/08), o Cinema Comentado Cineclube apresenta, em parceria com o projeto Curta Circuito, um clássico do cinema brasileiro: MARCELO ZONA SUL (1969), filme de estréia do diretor Xavier de Oliveira. O longa narra a história de quatro adolescentes que, liderados pelo jovem Marcelo (Stepan Nercessian), resolvem partir para uma aventura como forma de fuga e represália contra a realidade ao redor. Tendo como cenário a sociedade carioca dos anos 1960, o filme nos transporta a uma realidade nostálgica, na qual o Rio de Janeiro era uma cidade com metade do tamanho que tem hoje.
Marcelo, filho e aluno relapso, vai mal na escola e gradualmente entra em pane existencial aos dezesseis anos de idade. Sua alternativa é buscar a fuga, abandonar a família e ir embora para São Paulo. Tentando fugir, pegando carona na estrada, expulso do colégio, abandonado por Renata (Françoise Fourton) – seu amor juvenil – e contando diversas mentiras, Marcelo se envolve com a realidade e os desafios do cotidiano.
Êxito de público e crítica no lançamento, o filme ganhou prêmios internacionais e também consagrou Stepan no cinema brasileiro, transformando-o em um ator respeitado e consagrado pela audiência. O filme faz parte do programa Clássicos BR, iniciativa do Curta Circuito – projeto que promove a mostra permanente, e exclusiva, de produções brasileiras ao público mineiro e de outros estados (São Paulo e Bahia).
Mostrando os conflitos, a pureza e a esperança das gerações mais novas em confronto com o mundo adulto, MARCELO ZONA SUL merece ser admirado como um dos filmes mais bonitos, perfeitos e sensíveis que alguém já realizou sobre a transição da adolescência da vida adulta. Classificação etária do programa:12 anos. Duração: 104 min.
A exibição dos filmes do Cinema Comentado Cineclube acontece aos sábados, na sala Geraldo Freire, a partir das 19h. Vale lembrar que a entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada em cinema e debates sobre a sétima arte.
Commentaires