Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

MINAS TEXAS – 14/03 – 19h

No sábado (14/03), o Cinema Comentado Cineclube apresenta MINAS TEXAS (1989), premiado filme do montes-clarense Carlos Alberto Prates Correia.

Cineasta reconhecido e consagrado, Carlos Alberto tem uma filmografia autoral que revela, de forma poética, a realidade sertaneja do Norte de Minas. MINAS, TEXAS (ou “The Old Texasof my Dreams”) é, aparentemente, uma brincadeira com os ícones do western norte-americano. A jovem Januária ama Roy Pereira, o cowboy de Janaúba. Mas a família da moça prefere o padeiro Amorim para marido da heroína. Incidentes e armadilhas marcam a trama, em que a mocinha se refugia numa fazenda abandonada sob a guarda e proteção dos amigos de Roy – porém a “carne é fraca”, “ninguém é de ferro”, e o convívio forçado provoca relações perigosas e prazerosas entre os personagens.

As características do cinema de Carlos Alberto se evidenciam no filme: o espaço geográfico do sertão norte mineiro; a construção de uma narrativa que aproveita, muito bem, música e fotografia para criar imagens sedutoras e tipicamente prateanas; o universo que mistura elementos de Guimarães Rosa a personagens como intelectuais provincianos, mocinhas relativamente recatadas, vagabundos e cowboys de pouco caráter.

A parceira com Tavinho Moura é afinada e lembra aquelas de Hitchcock/Bernard Herrmann e Spielberg/John Wiliams – é claro que a dupla brasileira revela um humor inusitado bem diferente dos gringos. A escolha certeira dos intérpretes e a precisa montagem dos personagens estimulam o encantamento dos espectadores ao longo das histórias: Tony Ramos mostra-se à vontade como um indivíduo deslocado e passivo; Andréa Beltrão esbanja ingenuidade e safadeza com brilho; José Dumont empresta grandeza matuta ao cowboy, nem sempre heroico, Roy Pereira.


Prêmios de MINAS TEXAS:

Festival de Brasília de 1989 – Troféu Candango de Melhor Roteiro (Carlos Alberto Prates Correia)

Festival de Brasília de 1989 – Troféu Candango de Melhor Ator

Festival de Brasília de 1989 – Troféu Candango de Melhor Atriz

Festival de Brasília de 1989 – Troféu Candango de Melhor Atriz Coadjuvante

Festival de Brasília de 1989 – Troféu Candango de Melhor Fotografia

Festival de Brasília de 1989 – Troféu Candango de Melhor Música

Fest-Rio 1989 – Prêmio Pierre Kast

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp