Em setembro, Montes Claros recebe a 24ª Mostra de Cinema Nacional Curta Circuito, que chega à cidade com o tema “Transgressoras Brasileiras do Cinema”. Sob a direção de Daniela Fernandes e curadoria de Lorenna Montenegro, esta edição da mostra permanente destaca a luta e a resistência das mulheres no cinema, abordando questões fundamentais como emancipação, racismo, sororidade e censura.
As sessões em Montes Claros serão realizadas pelo Cinema Comentado Cineclube, que mais uma vez se une como parceiro do Curta Circuito para trazer ao público local uma programação rica e provocativa. As exibições ocorrerão no Ibicinemas, com entrada gratuita e sempre às 21h. Os ingressos são limitados, por isso, vale chegar mais cedo para garantir o acesso.
Sobre o Curta Circuito
O projeto Curta Circuito é uma das mais longevas e respeitadas mostras de cinema no Brasil, atuando desde 2001. Com a proposta de difundir o cinema nacional e resgatar obras raras e emblemáticas, o Curta Circuito percorre várias cidades brasileiras, sempre buscando ampliar o acesso à cultura e promover debates sobre temas relevantes da sociedade. Em Montes Claros, a parceria com o Cinema Comentado Cineclube tem sido fundamental para manter viva a tradição de exibições de filmes que estimulam a reflexão e o diálogo.
21 anos de Cinema Comentado
Neste ano as sessões da 24ª Mostra de Cinema Nacional Curta Circuito em Montes Claros não apenas celebram o cinema e a resistência feminina, mas também marcam o início das comemorações pelos 21 anos do Cinema Comentado Cineclube. Fundado em 23 de agosto de 2003, o Cineclube tem sido um espaço de fomento cultural, promovendo a reflexão crítica e o amor pelo cinema em Montes Claros e região.
Ao longo de mais de duas décadas, o Cinema Comentado Cineclube se consolidou como uma referência em exibições cinematográficas e debates, sendo responsável por trazer à tona discussões fundamentais sobre sociedade, cultura e arte. "Celebrar 21 anos de história é reafirmar nosso compromisso com a cultura e o cinema em Montes Claros. Nossa trajetória reflete a resistência e a paixão pelo cinema como ferramenta de transformação social", afirma Elpídio Rocha, jornalista e atual presidente do Cineclube.
As comemorações oficiais dos 21 anos do Cinema Comentado Cineclube ocorrerão nos dias 18, 19 e 20 de outubro, com um festival de cinema que trará produções de cineastas mineiros e mostras paralelas de cineastas regionais e nacionais. O edital de inscrição para participação será divulgado em breve, através do site www.cinecomentado.com. Além das exibições, a programação contará com oficinas e rodas de conversa, proporcionando uma imersão completa no universo cinematográfico. Todas as atividades serão gratuitas, reafirmando o compromisso do Cineclube com o acesso à cultura.
O Festival de Cinema será realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através do chamamento público Nº 015/2023 da Secretaria Municipal de Cultura. Com produção da Fulô Comunicação e Cultura, o evento também tem o apoio do Departamento de Extensão da Unimontes, do Museu Regional e da InterTV Grande Minas.
Comments