Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

MOSTRA BRECHT NO CINEMA COMENTADO – 03/08 – 19h

No sábado, dia 03/08, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube apresentam a primeira sessão da Mostra Brecht no Cinema. Em todos os sábados de agosto, a partir das 19h, o público terá uma programação especial com a exibição de filmes baseados na obra do dramaturgo alemão, além de dois documentários que revelam o pensamento político e a importância cultural de Brecht.

            A relação de Bertolt Brecht (1898-1956) com o cinema vai além das inúmeras adaptações que foram feitas de sua “Ópera dos Três Vinténs” – desde que Pabst dirigiu sua primeira versão, em 1931 – e da influência que exerceu sobre cineastas como Rainer Werner Fassbinder e o dinamarquês Lars von Trier. Pensador original e crítico, Brecht produziu textos que permitem uma reflexão consistente e atual sobre as relações humanas e sociais.

            No sábado (03/08), será exibido o filme A ÓPERA DOS TRÊS VINTÉNS (1931), dirigido por George Wilhelm Pabst, um dos maiores nomes da história do cinema e um dos criadores do chamado Expressionismo Alemão. Adaptada pelo húngaro Béla Balázs, a trama segue a cartilha ideológica de Brecht, usando a forma popular do musical para criticar o sistema capitalista.

            Nessa “ópera” com música de Kurt Weill, o anti-herói criminoso é Macheath (ou Mack the Knife, como ficou popular na cultura anglo-americana). Ele casa secretamente com Polly sem saber que é a filha do homem que controla a mendicância em Londres. Este exige que Macheath seja enforcado. Levado à prisão, ele escapa misteriosamente. A parábola de Brecht é clara. No fim, a rainha da Inglaterra concede o perdão ao marginal e todos se ajeitam. A lógica do dramaturgo é implacável: quem é o verdadeiro ladrão, aquele que rouba ou funda um banco?

            O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados.

PRÓXIMAS ATRAÇÕES – MOSTRA BRECHT NO CINEMA

10/08 – “Os Carrascos também Morrem” (1943), dir: Fritz Lang.

17/08 – “Os Mistérios de uma Barbearia (1923) & “A Vida de Bertolt Brecht” (2006).

24/08 – “Kuhle Wampe” (1932) & “Como Vive o Trabalhador Berlinense” (1930).

31/08 – “Visões de Brecht” (2010).

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp