Mostra sobre inteligência artificial (IA) marca a retomada das lives do Cineclube
- Cinema Comentado Cineclube
- há 5 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 5 horas
No domingo (16/11), às 17h, o Cinema Comentado Cineclube retoma as lives no YouTube para debater sobre inteligência artificial (IA) a partir de títulos que tratam do tema em abordagens diversas. É a “Mostra Inteligência Artificial e Cinema: Algumas Perspectivas” com quatro títulos que identificam, numa organização cronológica, a discussão/representação da IA em contextos que partem da ficção científica ao documentário expondo as possibilidades fílmicas do assunto. O bate-papo será transmitido pelo canal do Cineclube: https://www.youtube.com/@cinecomentado
A programação das lives inclui os debates dos seguintes filmes:
16/11 - “Os 12 Macacos” (12 Monkeys, 1995), dir: Terry Gilliam.
23/11 - “Ex_Machina: Instinto Artificial” (Ex Machina, 2014), dir: Alex Garland.
30/11 - “Inteligência Artificial: Ascensão das Máquinas” (A.I. Rising, 2018), dir: Lazar Bodroza.
07/12 - “Privacidade Hackeada” (The Great Hack, 2019), dir: Karim Amer e Jehane Noujaim.
Dirigido por Terry Gilliam, “Os 12 Macacos” é uma ficção científica cultuada desde o seu

lançamento. Na trama, um vírus letal atinge a humanidade em 1996, forçando os sobreviventes a viverem no subsolo; para descobrir a origem da pandemia, o condenado James Cole (Bruce Willis) é enviado ao passado tentando evitar a liberação do vírus e coletar dados para desenvolver uma cura.
Gilliam imprime sua assinatura visual na obra: cenários sujos, claustrofóbicos e cheios de aparelhos improvisados associados à visão de um pós-apocalipse decadente. A fronteira entre o real e o delírio é um elemento temático central: o próprio Cole passa boa parte da trama duvidando se realmente viajou no tempo ou se tudo é efeito de um quadro psicótico. O espectador também é constantemente colocado em dúvida, sem a garantia de uma resposta objetiva enquanto o diretor trabalha com as diversas percepções sobre os acontecimentos.
De acordo com o crítico Roberto Siqueira, do site Cinema e Debate, “utilizando com inteligência o complicado conceito da viagem no tempo, ‘Os 12 Macacos’ nos apresenta um futuro decadente e um passado povoado por personagens cativantes, numa narrativa que exige muita atenção do espectador, mas o recompensa por sua coerência e complexidade. Somando ainda atuações marcantes e uma direção eficiente, o longa se confirma como uma ficção científica melancólica, intrigante e competente, que nos permite discutir horas e horas a respeito de seus interessantes conceitos. Precisa mais?”.

Com inspiração em “La Jetée” (1962), curta francês dirigido por Chris Marker e um dos marcos da Nouvelle Vague, Gilliam estrutura uma trama circular, trágica e filosófica reforçando a premissa de que o tempo não é linear e nem alterável, é um loop fechado. Ainda atual ao discutir manipulação tecnológica, autoritarismo e desinformação, “Os 12 Macacos” se destaca entre as obras de ficção científica pela narrativa adulta que investe mais nos meandros da mente humana do que no fetiche da tecnologia.
Disponível para aluguel no Amazon Prime Vídeo, Apple TV e Claro Vídeo, o filme pode ser assistido em: https://drive.google.com/drive/folders/1qqadOXAtrpbso4EfLww_mUqQxJn-d0VV?usp=sharing







Comentários