No sábado, dia 31/10, o Cinema Comentado Cineclube exibe O ALEIJADINHO – PAIXÃO, GLÓRIA E SUPLÍCIO (2003), drama histórico e biográfico dirigido por Geraldo Santos Pereira. A trama revela a trajetória do escultor mineiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, acompanhando sua vida e sua formação artística e cultural. O filme mostra o relacionamento com a escrava Helena, os conflitos políticos com o pai, um arquiteto português, a sua amizade com o inconfidente Cláudio Manoel da Costa e a doença que o deixou deformado, mas não conseguiu impedi-lo de trabalhar.
O enredo é ambientado no ano de 1858, quando o professor e historiador Rodrigo Bretas descobre a existência da parteira Joana Lopes, uma nora de Aleijadinho, que havia morrido 44 anos antes. Através dos relatos dessa mulher, o pesquisador reconstitui a trajetória do artista, filho de uma escrava e do arquiteto português Manoel Francisco Lisboa, e que se tornou o mais importante escultor do período barroco mineiro.
Em flashback, O ALEIJADINHO – PAIXÃO, GLÓRIA E SUPLÍCIO narra os principais acontecimentos na vida de Lisboa, destacando inclusive aspectos mais pessoais, como sua intensa paixão por Helena e o grande sofrimento imposto pela misteriosa doença que o acometeu a partir dos 47 anos e acarretou sua progressiva deformidade e incapacidade física. A doença provocou, além do mais, o abandono por parte de Helena.
Produção realizada em Minas Gerais pelo veterano diretor Geraldo Santos Pereira, O ALEIJADINHO – PAIXÃO, GLÓRIA E SUPLÍCIO utiliza como cenário e locação as cidades históricas e os monumentos consagrados do escultor. Didático, o filme se destaca pela interpretação de Maurício Gonçalves no papel-título. Classificação etária do programa: 12 anos. Duração: 100 min.
A exibição dos filmes do Cinema Comentado Cineclube acontece aos sábados, na sala Geraldo Freire, a partir das 19h. Vale lembrar que a entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada em cinema e debates sobre a sétima arte.
PRÓXIMAS ATRAÇÕES 07/11 – “Fogo no Céu” (EUA, 1993), dir: Robert Lieberman.
14/11 – “O que é Isso, Companheiro?” (Brasil, 1997), dir: Bruno Barreto.
21/11 – “500 – Os Bebês Roubados pela Ditadura Argentina (Argentina/Brasil/França, 2014), dir: Alexandre Valenti.
28/11 – Curta Circuito: “O Mulherengo” (Brasil, 1976), dir: Fauzi Mansur.
Comentarios