top of page
Buscar
  • Foto do escritorCinema Comentado Cineclube

O ALEIJADINHO – PAIXÃO, GLÓRIA E SUPLÍCIO – 31/10 – 19h

No sábado, dia 31/10, o Cinema Comentado Cineclube exibe O ALEIJADINHO – PAIXÃO, GLÓRIA E SUPLÍCIO (2003), drama histórico e biográfico dirigido por Geraldo Santos Pereira. A trama revela a trajetória do escultor mineiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, acompanhando sua vida e sua formação artística e cultural. O filme mostra o relacionamento com a escrava Helena, os conflitos políticos com o pai, um arquiteto português, a sua amizade com o inconfidente Cláudio Manoel da Costa e a doença que o deixou deformado, mas não conseguiu impedi-lo de trabalhar.

O enredo é ambientado no ano de 1858, quando o professor e historiador Rodrigo Bretas descobre a existência da parteira Joana Lopes, uma nora de Aleijadinho, que havia morrido 44 anos antes. Através dos relatos dessa mulher, o pesquisador reconstitui a trajetória do artista, filho de uma escrava e do arquiteto português Manoel Francisco Lisboa, e que se tornou o mais importante escultor do período barroco mineiro.

Em flashback, O ALEIJADINHO – PAIXÃO, GLÓRIA E SUPLÍCIO narra os principais acontecimentos na vida de Lisboa, destacando inclusive aspectos mais pessoais, como sua intensa paixão por Helena e o grande sofrimento imposto pela misteriosa doença que o acometeu a partir dos 47 anos e acarretou sua progressiva deformidade e incapacidade física. A doença provocou, além do mais, o abandono por parte de Helena.

Produção realizada em Minas Gerais pelo veterano diretor Geraldo Santos Pereira, O ALEIJADINHO – PAIXÃO, GLÓRIA E SUPLÍCIO utiliza como cenário e locação as cidades históricas e os monumentos consagrados do escultor. Didático, o filme se destaca pela interpretação de Maurício Gonçalves no papel-título. Classificação etária do programa: 12 anosDuração: 100 min.

A exibição dos filmes do Cinema Comentado Cineclube acontece aos sábados, na sala Geraldo Freire, a partir das 19h. Vale lembrar que a entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada em cinema e debates sobre a sétima arte.

PRÓXIMAS ATRAÇÕES 07/11 – “Fogo no Céu” (EUA, 1993), dir: Robert Lieberman.

14/11 – “O que é Isso, Companheiro?” (Brasil, 1997), dir: Bruno Barreto.

21/11 – “500 – Os Bebês Roubados pela Ditadura Argentina (Argentina/Brasil/França, 2014), dir: Alexandre Valenti.

28/11 – Curta Circuito: “O Mulherengo” (Brasil, 1976), dir: Fauzi Mansur.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FELIZ NATAL!

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

O HOMEM DA TERRA – 05/12 – 19h

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp

bottom of page