Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

O EXORCISTA – 13/09 – 19h

No sábado (13/09), o Cinema Comentado Cineclube apresenta O EXORCISTA (1973), dirigido por William Friedkin. Baseado em livro homônimo de William Peter Blatty (também roteirista do filme), a obra aborda a possessão demoníaca de uma menina de 12 anos pelo demônio Pazuzu. Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha está tendo um comportamento completamente assustador. Ela pede ajuda ao padre Karras, que também é psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a jovem desta terrível possessão.

Considerado “o mais assustador filme já feito”, O EXORCISTA se destaca pela narrativa cada vez mais instável e ameaçadora orquestrada com maestria por Friedkin. A história é capaz de arrepiar a espinha de qualquer um que se aventure a entrar na lógica dos fatos e no visual da obra, independente de acreditar ou não em forças sobrenaturais. Outro destaque são as interpretações de Linda Blair, Jason Miller, Ellen Burstyn e Max Von Sydow: peças fundamentais para potencializar a atmosfera desesperadora da produção.

A fotografia e os efeitos sonoros (a dupla Robert Knudson e Christopher Newman ganhou o Oscar) são elementos que reforçam a qualidade de O EXORCISTA. E a trilha sonora é inquietante, apresentando seu tema principal de maneira discreta e por pouco tempo, o que acentua a capacidade de envolvimento do público com o filme.

Sobre O EXORCISTA, Fabio da Rocha Barros, do site CinePlayers, afirma: “Uma história angustiante, terrivelmente assustadora no que se refere à ocultação dos elementos antagonistas e a uma atmosfera terrivelmente sombria, com personagens amargurados e melancólicos, e com a competência técnica e artística de profissionais do cinema capitaneados pelo olhar pungente, instigante e extremamente rico e pela mão pesada de um dos maiores e mais polêmicos cineastas do nosso tempo: o grande William Friedkin. E, curiosamente, é um filme bem otimista por causa de seu final”. Classificação etária: 16 anos.

As sessões do Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, na sala Geraldo Freire, no prédio da Prefeitura. A entrada é grátis e todos os interessados podem comparecer e participar das exibições. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados. Novidades e mais informações do cineclube estão disponíveis no Facebook: https://www.facebook.com/cinemacomentadomontesclaros

PRÓXIMAS ATRAÇÕES 20/09 – “A Vida de Brian” (1979), dir: Terry Jones. 27/09 – “Amante Latino” (1979), dir: Pedro Carlos Rovai (sessão especial em comemoração dos 13 anos do projeto Curta Circuito).

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp