Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

O ILUMINADO – 17/01 – 19h

Vanessa Araújo

No sábado (17/01), o Cinema Comentado Cineclube exibe um dos maiores clássicos do cinema de horror. O ILUMINADO (1980), baseado na obra homônima de Stephen King, introduz o expectador em um clima de extremo terror psicológico, e coloca em cheque a tênue linha entre a loucura e as manifestações paranormais. Na trama, uma família tem a tarefa de cuidar do grandioso hotel Overlook, cenário de assassinatos e suicídios, durante a temporada de inverno, quando as tempestades de neve deixam o local inacessível. Jack Torrance, interpretado por Jack Nicholson (“Um Estranho no Ninho”, 1975), vê o emprego como uma forma de se reaproximar da esposa e do filho, além de poder utilizar o tempo livre e o isolamento para retomar suas atividades de escritor.

O título do filme remete ao poder da “iluminação” que o filho de Jack, Danny, possui. O garoto tem visões do futuro, trazidas por seu amigo imaginário, Tony, pode ouvir pensamentos e enviar mensagens para outros “iluminados”. Durante a estadia no hotel, Danny é atormentado por visões que remetem a uma tragédia eminente. As coisas se confundem quando o alcoolismo de Jack e as manifestações paranormais começam a interferir no comportamento do escritor, que decide que o hotel o deseja, mas, para isso, precisa matar sua família.

Seja pelos filmes produzidos ou pela sua personalidade perfeccionista e introspectiva, Stanley Kubrick – que também dirigiu outros longas de destaque, como “2001: Uma Odisséia no Espaço (1968)”, “Laranja Mecânica” (1978) e “De Olhos Bem Fechados” (1998) -, levanta, em sua obra, principalmente, questões sobre a essência humana. Para Sílvia Cristina, do site Adoro Cinema,  O ILUMINADO “é um brinde a quem curte o bom e velho terror. É um verdadeiro insight na filmografia do gênero. É um lembrete de como um bom filme de terror se faz com inteligência e criatividade. Os efeitos especiais são apenas mais um elemento para quem consegue ver e ouvir o terror existente no silêncio e no detalhe”. Classificação etária do programa: 16 anos.

As sessões do Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, na sala Geraldo Freire, no prédio da Prefeitura. A entrada é grátis e todos os interessados podem comparecer e participar das exibições. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados. Novidades e mais informações do cineclube estão disponíveis no Facebook:

https://www.facebook.com/cinemacomentadomontesclaros


PRÓXIMAS ATRAÇÕES

24/01 – A Hora da Zona Morta (1983), dir: David Cronenberg.

31/01 – Conta Comigo (1986), dir: Rob Reiner.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp