Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

PENÚLTIMA SEMANA DA MOSTRA TATI – 23/03 – 19h

No sábado, dia 23/03, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube exibem outra sessão dupla da Mostra Tati por Inteiro: AS AVENTURAS DO SR. HULOT NUM TRÂNSITO MUITO LOUCO (1971) & PARADA (1974)

O sr. Hulot desenha um caminhão com várias inovações e decide levá-lo à Exposição Internacional do Automóvel, de Amsterdã (Holanda). Assume a direção do veículo e inicia a viagem, seguido pela jovem responsável pelas relações públicas da fábrica, num carrinho esportivo. No trajeto, enfrentam a falta de gasolina, peças que arrebentam e problemas na fronteira.

Em “AS AVENTURAS DO SR. HULOT NUM TRÂNSITO MUITO LOUCO”, Tati trabalha o som dos carros com “certo irrealismo”. Como o cineasta usa o silêncio para compor a narrativa, o espectador fica envolvido e “estranhado” com os ruídos filme: os barulhos, buzinas, vozes possuem um caráter de raridade, nitidez e limpeza que os tornam praticamente irreais. E o atrapalhado Hulot conquista os espectadores com sua figura típica e avoada mergulhada em situações de bem humorado caos.

“PARADA” é o último longa-metragem de Tati. Realizado para a televisão sueca, homenageia o circo e a pantomima radicalizando os experimentos com a cenografia. O público está materializado na tela, pois se trata de convidar a plateia para se envolve com o espetáculo filmado exercitando (e construindo) o poder da imaginação.

Segundo o crítico Paulo Ricardo de Almeida, do site Contracampo, “o sentido de “PARADA” está nas duas crianças que assistem ao espetáculo e que são acompanhadas pela câmera de Jacques Tati. A princípio entediadas, elas se deixam levar pela magia dos acontecimentos para, no fim, entrarem no picadeiro vazio e, com curiosidade infantil, experimentarem os vôos oferecidos pela imaginação. Tati, agora espectador, observa-as enquanto fazem arte: o clichê estruturante do cinema – a divisão entre artistas e espectadores – mostra-se, na última obra-prima do diretor, definitivamente exorcizado”.

Classificação indicativa da sessão: 10 anos.

O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados. A Mostra Tati por Inteiro é um projeto do Departamento Nacional do Sesc, em parceira com a Embaixada da França e a Cultures France

PRÓXIMAS ATRAÇÕES – MOSTRA TATI POR INTEIRO

30/03 – Tempo de Diversão (Playtime, França, 1967, 114’). Um grupo de turistas norte-americanas chega a Paris, nos anos 60. Ali está também o hilário Sr. Hulot. Seu jeito inocente de observar as coisas acaba criando deliciosas confusões com as turistas que visitam a capital francesa. A mais cara produção de Jacques Tati. O diretor praticamente construiu uma cidade, com restaurantes, farmácia, prédios comerciais e até aeroporto.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp