Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

PEQUENAS FLORES VERMELHAS – 11/07 – 19h

Fernando Rodrigues

No sábado (11/07), o Cinema Comentado Cineclube apresenta PEQUENAS FLORES VERMELHAS (2006), filme chinês escrito e dirigido pelo cineasta Zhang Yuan. O roteiro nos conta a história de um garotinho chamado Qiang (Bowen Dong), de “quase” quatro anos de idade, que é matriculado pelo pai em um jardim de infância. De personalidade forte, Qiang logo percebe que não será nada fácil adaptar-se às regras e imposições da escola. Mesmo com tantas brincadeiras e jogos, e vivendo rodeado por diversas outras crianças de sua mesma faixa de idade, o garoto começa a rebelar-se contra as ordens dos adultos e até contra os próprios colegas, afetando sobremaneira a harmonia daquela instituição de ensino.

Uma das punições impostas a Qiang, diante de sua postura rebelde, é não ganhar as pequenas flores vermelhas que são oferecidas diariamente aos alunos bem-comportados – e que ficam expostas em um quadro, ao lado dos nomes das crianças -, e servem como uma forma explícita de indicar quais são os melhores e os piores alunos da escola.

A história se passa em 1949, ano da criação da República Popular da China, que tinha à frente o líder comunista Mao Tsé-Tung. Todas as instituições do país, dentre elas o jardim de infância onde Qiang foi matriculado, passaram, a partir daquele momento, a estabelecer novas regras de conduta que se adequavam melhor ao novo governo que se iniciava. Organização, disciplina e obediência se tornaram a tônica dos estabelecimentos de ensino, e o pequeno Qiang não estava disposto a se enquadrar nesse padrão – quando resolve preservar, à sua maneira, a própria individualidade.

PEQUENAS FLORES VERMELHAS é um filme bonito e delicado, que tem nas atuações realistas do elenco infantil um de seus maiores atrativos – além, é claro, de nos revelar um rico painel sobre as relações de poder, as tentativas de padronização e massificação dos sujeitos e as possíveis rebeliões que podem ocorrer a partir da perspectiva do indivíduo.

De acordo com o blog do Grupo de Estudos Educação Libertária – da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) -, PEQUENAS FLORES VERMELHAS “revela a (ainda) presente repressão a que as crianças são sujeitas e uma lógica de estímulo à competição desde cedo. Também destaca-se a falta de liberdade pessoal num regime de padronização, vigilância e punição característico das instituições de controle. O filme faz uma uma profunda crítica a essa dinâmica que é predominante nos estabelecimentos de ensino, independente do regime político”. Classificação etária do programa: 12 anosDuração: 88 min.

A exibição dos filmes do Cinema Comentado Cineclube acontece aos sábados, na sala Geraldo Freire, a partir das 19h. Vale lembrar que a entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada em cinema e debates sobre a sétima arte.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp