No mês de julho o Cinema Comentado Cineclube promove bate-papos com o tema “Povos Originários”, com filmes trazem ao público a história de extermínio, luta e resistência dos povos indígenas, em especial no Brasil.
A mostra mensal começa no próximo dia 9/7 e vai até o dia 30, sempre aos sábados, às 17h30. Os encontros são on-line, transmitidos pelo canal do Cinema Comentado no YouTube.
No dia 16, a equipe do Cineclube recebe para o bate-papo a professora, cineasta e doutoranda em antropologia Célia Xakriabá, ativista do povo Xakriabá no Norte de Minas. Confira a programação completa, assista aos filmes e participe!
09/07
Terra dos Bravos (1985, dir: Helena Solberg) - Disponível no Itaú Cultural Play
A luta dos povos originários pela preservação de sua cultura e de suas terras atravessa a América. Do sudoeste dos Estados Unidos, ela chega à Bolívia, e segue até os confins do hemisfério. Neste filme, a diretora reúne lideranças indígenas de diversas regiões e oferece um retrato sensível de uma agenda continental.
Território: Nosso Corpo, Nosso Espírito (2019, dir: Clea Torres e João Paulo Fernandes) - Disponível no Itaú Cultural Play
Em 2019, povos indígenas de diferentes regiões do país se reúnem em Brasília no Acampamento Terra Livre, para reivindicar direitos e a demarcação de suas terras. Neste espaço público, mulheres indígenas assumem o protagonismo da batalha contra os desmandos do novo governo.
16/07
Cuipiranga (2010, dir: Cristiano Burlan) - Disponível no Sesc Digital
Em 1835, tem início na província do Grão-Pará (Brasil) a revolta conhecida como Cabanagem, na qual negros, indígenas, e mestiços se insurgiram contra a elite política, e tomaram o poder. O documentário Cuipiranga é uma busca por registrar os depoimentos dos descendentes, na região do baixo Tapajós, desta revolta que é considerada a primeira insurreição popular que passou da simples agitação para uma tomada efetiva de poder.
Mato Eles? (1983, dir: Sergio Bianchi) - Disponível no Youtube
O extermínio suave dos últimos índios da reserva de Mangueirinha, no sudeste do Paraná, com a conivência daqueles que os deveriam proteger. Com uma ironia cortante, as questões se desenvolvem como numa estrutura de teste de múltipla escolha.
23/07
Parente – A Esperança do Mundo (2021, dir: Graciela Guarani) - Disponível no Youtube
Mostra o modo transcendente das mulheres indígenas Guarani de SP, que subverte e dinamiza vários atravessamentos para o fortalecimento de suas existências como originárias. Sabedoria Milenar Guarani que acessa um universo de um novo mundo.
Sabá (2018, dir: Sérgio de Carvalho) - Disponível no Itaú Cultural Play
Sabá Marinho é um líder seringueiro de Xapuri, no Acre, e há décadas luta por melhores condições de trabalho para a sua classe. Companheiro de Chico Mendes, assassinado por fazendeiros em 1988, Sabá relembra os momentos de sua jornada entre as ameaças de morte, os conflitos de terra e a floresta.
30/07
Martírio (2016, dir: Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tatiana Soares de Almeida)
Disponível no Itaú Cultural Play e no Youtube
Em 1980, Vincent Carelli registrou em vídeo o nascimento da grande marcha de retomada das terras Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul. Vinte anos depois, ele revisita o movimento e escancara as origens e o contínuo genocídio desta população.
Comments