Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

Primeiro filme brasileiro indicado ao Oscar, “O Quatrilho” é atração do sábado (16)

No próximo sábado, 16 de setembro, o Cinema Comentado Cineclube exibe O QUATRILHO (1995).

Baseado no livro homônimo de José Clemente Pozenato, o filme conta a história de relação de dois jovens casais de imigrantes italianos. Dirigida por Fábio Barreto, a trama envolve traições familiares e culturais, e a partida para um novo destino. Com um ótimo elenco, o filme traz belas imagens da região de Caxias, no Rio Grande do Sul, e toca em um ponto que – ainda hoje polêmico – no início do século XX era ainda mais delicado, ou até mesmo inaceitável: a troca (ainda que não planejada) de casais.

Para o jornalista Roberto Almeida, em crítica publicada em seu blog, “Barreto fez um filme sem invenções, o roteiro é linear, com começo, meio e fim dentro de um padrão completamente normal,  comum. Tudo, no entanto, feito com competência e elegância, sem que o longa perca a graça, canse ou deixe de surpreender”. De acordo com ele, O Quatrilho é um marco do cinema nacional. É filme para se ver e rever, rendeu até teses nas universidades. Tem beleza, boa música, bons atores, retrata um capítulo da história do país, por isso cabe muito bem na galeria dos inesquecíveis”, afirma.

O QUATRILHO foi o primeiro filme brasileiro a concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro, mas infelizmente não rendeu uma estatueta para o país. Além de trazer uma linda história de amor e infidelidade, o filme pode ser considerado um marco da consolidação do Cinema de Retomada, já que o Brasil recomeçava a incentivar a produção audiovisual através da captação de recursos e renúncia fiscal promovidas pelo governo Fernando Henrique.

As sessões do Cineclube acontecem na sala de audiovisual anexa ao Centro Cultural Hermes de Paula, a partir das 19h. A entrada é gratuita e aberta aos interessados em discutir Cinema.

#cineclube #CinemaComentado #fábiobarreto #oquatrilho #MontesClaros #cinemaderetomada #cultura #centroculturalhermesdepaula

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo