Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

RAÇA – 30/11 -19h

No sábado, o Cinema Comentado Cineclube, em parceria com o CineSesc, encerra a Mostra Cinema e Sociedade com o lançamento do documentário RAÇA – UM FILME SOBRE A IGUALDADE. Com o apoio cultural de Casa de Criação Cinema, FordFoundation e Baobá – Fundo para Equidade Racial, o diretor Joel Zito Araújo estará em Montes Claros e vai participar do debate com o público após a exibição.

RAÇA registra, de forma consistente e emocionante, a história de três pessoas na linha de frente da batalha pela igualdade, em um país que se orgulha de ser exemplo de democracia racial. Os protagonistas são: o senador Paulo Paim e seu esforço para sancionar a lei do Estatuto da Igualdade Racial, no Congresso Nacional; a líder quilombola Miúda dos Santos e sua luta pela posse das terras e pelo respeito às suas tradições ancestrais da Comunidade Quilombola de Linharinho, no Espírito Santo; o cantor e apresentador Netinho de Paulo relatando todo o processo de criação e tentativa de consolidar do seu canal TV da Gente, formado majoritariamente por profissionais negros.

Em parceria com a documentarista norte-americana Megan Mylan, vencedora do Oscar-2008 por “Smile Pinki”, Joel Zito estabelece segmentos narrativos que se interligam e se alternam na trajetória de cada um dos personagens. RAÇA exercita as particularidades de “cinema direto”, com as câmeras acompanhando os protagonistas durante vários anos. A idéia é captar o processo de luta e de busca por resultados positivos refletindo as dificuldades encontradas e mostrando que os caminhos não evoluem em linha reta. Pelo contrário, como são muitas as resistências, os ativistas veem-se obrigados ora a negociar, ora a pressionar – ou arrumar aliados, às vezes inesperados, para fazer com que suas causas andem.

Para o crítico Luiz Zanin Oricchio, do site estadão.com.br, RAÇA revela a “carência informativa” da sociedade brasileira sobre temas tão fundamentais como as cotas raciais, a posse da terra ou o oligopólio dos meios de comunicação. “Há também a decisão de não dar por findo um percurso ainda em suspenso. Precisa-se ir ao Google para saber o que foi feito da TV da Gente. O filme não informa. As conquistas, mesmo que aparentemente históricas, parecem ainda frágeis e provisórias. É um inacabamento iluminador. Sugere que a luta mal começou”, conclui Zanin.

Classificação indicativa do filme: 12 anos.

O Cinema Comentado Cineclube e o CineSesc acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados. Nesta sábado, dia 30/11, o cineasta Joel Zito Araújo vai debater e discutir o documentário RAÇA – UM FILME SOBRE A IGUALDADE com o público presente.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp