Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

Romance e violência na sessão do próximo sábado (26)

No sábado (26) o Cinema Comentado Cineclube e o Curta Circuito exibem BEIJO NA BOCA. Dirigido por Paulo Sérgio Almeida e lançado em 1981, o longa conta a história de Celeste (Cláudia Ohana), uma típica garota de Copacabana, filha única de um militar (Milton Moraes) e uma dona de casa (Joana Fomm).

Na trama, Mário (Mário Gomes) trabalha no Planetário e mora perto da Cinelândia, mantendo contato com boêmios, travestis e traficantes. Ele conhece Celeste durante um curso de astronomia e os dois se apaixonam. Por causa da família, a moça se esquiva. O rapaz vai atrás dela e consegue sua atenção. Celeste sai de casa e vai morar com Mário, em um ambiente conturbado. Ciumento, investiga os ex-namorados da jovem e vai atrás deles com ajuda da própria Celeste. Eles talvez não imaginassem as tragédias e os problemas que viriam em seguida.

Para a crítica Eliska Altmann, contrariando os “ideais reprodutivos, familiares e religiosos de uma sociedade a viver os resquícios da ditadura militar que durou 20 anos”, a protagonista diz frases que de certa forma desviam “a visão objetificada da mulher dos filmes eróticos campeões de bilheteria da época, bem como se posiciona numa margem de erro dos estereótipos ilustrados no filme”.

BEIJO NA BOCA é o terceiro dos quatro filmes selecionados pelo Curta Circuito para as exibições em Montes Claros. Neste ano, o projeto traz filmes que tratam da violência. De acordo com a curadora Andrea Ormond, “cada um dos filmes selecionados tem a missão de falar da violência sem engrandecê-la de modo vazio. Abandonamos as escolhas mais conhecidas pelo grande público e preferimos elementos raros, inusitados. Afinal, cinema é um fenômeno artístico, embriagado de diversidade, de estilos, intenções”, explica.

As sessões do Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, na sala de audiovisual do Centro Cultural Hermes de Paula, a partir das 19h. A entrada é franca e, após a exibição, o público participa de um rápido bate-papo sobre o filme.

#andreaormond #cinemanacional #BeijonaBocafilme #cultura #EliskaAltmann #cinemacomentadomontesclaros #CurtaCircuitoBH #centroculturalhermesdepaula

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo