Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

SEGUE A MOSTRA CARLOS SAURA – 27/04 – 19h

No sábado, dia 27/04, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube prosseguem com a mostra Carlos Saura: Música e Cinema exibindo “TANGO (1998)”. Mario Suarez, autor e diretor teatral, apesar de toda fama e sucesso, está em crise. Abandonado pela mulher, refugia-se nos ensaios de um espetáculo sobre o tango. Angelo Larroca, o mafioso produtor e também bailarino frustrado, sugere ao diretor que dê o papel principal a sua protegida, Elena. Impressionado com o real talento e beleza da jovem, Mario se torna seu amante.

A ligação do cinema de Saura com a música é antiga. Autor de clássicos como “Ana e os Lobos” (1972), “Cría Cuervos” (1976) e “Mamãe Faz Cem Anos” (1979), o cineasta finalmente juntou suas duas paixões na trilogia sobre o flamenco, formada por “Bodas de Sangue” (1981), “Carmen” (1983) e “Amor Bruxo” (1986). Mais tarde, ainda retornaria ao tema com “Flamenco” (1995), impressionante documentário que mostra as diversas expressões da música e da dança da Andaluzia.

Em TANGO, o espanhol volta a casar cinema, dança e música. Desta vez, o caráter documental do filme alterna-se com uma trama ficcional, em que o triângulo amoroso armado pelos personagens é o contraponto dramático à passionalidade dos números musicais da produção. As belíssimas imagens, do mestre italiano Vittorio Storaro (ganhador de três Oscar) renderam ao filme o prêmio de melhor fotografia do Festival de Cannes, em 1998.

Rodado em 10 semanas num estúdio especialmente construído em Don Torcuato, localidade próxima a Buenos Aires, a obra concorreu ao Oscar de filme estrangeiro. A música ficou a cargo do argentino Lalo Schifrin, antigo pianista de Astor Piazzolla e compositor de sucesso em Hollywood; e o bailarino Julio Bocca faz uma participação especial.

Para o crítico Mário César Filho, “o mais espetacular do filme está em transferir o que é mágico no palco para as telas, sem perder o brilho do espetáculo. Em TANGO, o diretor coloca o espectador para dentro da cena, o tempo inteiro, como se esse fosse mais um dançarino, acompanhando os nuances das jogadas e entrelaço de pernas, características de um bom tango dançado”.

Classificação indicativa: 14 anos.

O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados.

PRÓXIMAS ATRAÇÕES – MOSTRA CARLOS SAURA: MÚSICA E CINEMA

11/05 – “Amor Bruxo” (1986)

25/05 – “Carmen” (1983)

08/06 – “Bodas de Sangue” (1981)

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp