No sábado, dia 17/08, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube apresentam uma sessão dupla na Mostra Brecht no Cinema. OS MISTÉRIOS DE UMA BARBEARIA (1923), dirigido por Erich Engel e Brecht, é um divertido curta estrelado pelo comediante Karl Valentin – considerado a versão alemã de Charles Chaplin. No filme, Valentin abusa de seu talento anárquico para transformar seu salão de barbeiro numa sala de tortura dos clientes, que saem de lá carecas ou muito diferentes do que imaginavam antes de entregar os cabelos e as barbas ao maluco.
A trama do curta apresenta o famoso Professor Moras, autor do best-seller “Como Ser Atraente”. Ele pede ao desajeitado barbeiro para cortar seu cabelo e sua barba exatamente igual ao cartaz exposto em uma porta. Entretanto, a assistente da barbearia acidentalmente vira o pôster ao contrário, expondo a foto de um chinês com a barba partida. Neste meio tempo, a assistente, que tem uma paixão por Moras, fica com ciúmes de sua acompanhante e maltrata a mulher na cadeira. A mulher grita, e os três clientes que estão esperando a vez ficam apavorados, pois leram na primeira página do jornal que um homem foi cortado na cabeça pelo seu barbeiro.
Já o documentário A VIDA DE BERTOLT BRECHT (2006), do diretor e escritor Joachim Lang, apresenta a vida do pensador alemão através de filmagens, fotos, documentos e depoimentos de parentes, amigos e conhecidos. Produzido a partir de uma grande pesquisa, o filme mostra Brecht em diversos aspectos: uma figura complexa e contraditória, além de grande poeta e dramaturgo. O longa pula os detalhes biográficos da infância e juventude se fixando mais na sua carreira e ideias políticas.
O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados.
PRÓXIMAS ATRAÇÕES – MOSTRA BRECHT NO CINEMA
24/08 – “Kuhle Wampe” (1932) & “Como Vive o Trabalhador Berlinense” (1930).
31/08 – “Visões de Brecht” (2010).
Opmerkingen