top of page
Buscar
  • Foto do escritorCinema Comentado Cineclube

TATUAGEM – 03/10 – 19h

Luana Nicoletti

No sábado (03/10), o Cinema Comentado Cineclube apresenta TATUAGEM (2013), longa brasileiro de Hilton Lacerda. A trama se passa em 1978, quando a ditadura militar, ainda atuante, mostra sinais de esgotamento. Em um teatro/cabaré, localizado na periferia entre duas cidades do Nordeste do Brasil, um grupo de artistas provoca o poder e a moral estabelecida com seus espetáculos e interferências públicas. Liderada por Clécio Wanderley (Irandir Santos), a trupe anarquista conhecida como Chão de Estrelas, juntamente com intelectuais e artistas, ensaia resistência política a partir do deboche.

A vida de Clécio muda ao conhecer Fininha, apelido do soldado Arlindo Araújo, 18 anos: um garoto do interior que presta serviço militar na capital. É esse encontro que estabelece a transformação de TATUAGEM para os dois universos. Em meio ao cenário de represália da ditadura militar, Fininha se vê em um dilema: participar da repressão a subversivos como Clécio ou abandonar o exército e, por extensão, seu país.

Estreia de Hilton Lacerda como diretor de ficção, TATUAGEM rompe com o moralismo e o tabu implícitos com cada vez mais frequência no cinema brasileiro da atualidade, ganhando força ao tratar seus personagens sobre a questão do afeto, na qual o gênero é um mero detalhe.

Servindo de contraponto à dura realidade vivida no Brasil na época da ditadura militar, TATUAGEM denuncia a hipocrisia existente por trás de regimes autoritários, mostrando que a liberdade é uma questão de escolha e não uma conquista.  Vencedor do Festival de Gramado, o longa de Lacerda se define em uma única palavra: essencial. Classificação etária do programa: 16 anosDuração: 110 min.

A exibição dos filmes do Cinema Comentado Cineclube  acontece aos sábados, na sala Geraldo Freire, a partir das 19h. Vale lembrar que a entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada em cinema e debates sobre a sétima arte.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FELIZ NATAL!

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

O HOMEM DA TERRA – 05/12 – 19h

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp

bottom of page