Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

TETRO – 14/09 – 19h

No sábado, dia 14/09, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube  apresentam TETRO (2009), dirigido por Francis Ford Coppola. Escritor promissor, Tetro se isolou na Argentina para fugir da onipresença de seu pai, um maestro famoso. Faz anos que ele fugiu, e seu irmão mais novo, Bennie (prestes a completar 18 anos), aproveita uma parada no porto de Buenos Aires para procurar seu ídolo – mas o Tetro que encontra não é o mesmo das suas lembranças.

TETRO é um filme em tom escuro e preto e branco na maior parte do tempo; e esse elemento é fundamental para a história: nada está às claras, tudo é perfeitamente duvidoso. Os personagens têm uma aura dramática muito forte. Bennie é tomado por certa infantilidade, que é realçada pelo fato dele vestir roupa de marinheiro mesmo sendo apenas um garçom de navio. Já Tetro é envolto em dúvidas e rancor, que serão lentamente explorados ao longo do filme.

A história do “filho querer superar o pai” é contada por Coppola – que também é o roteirista – de forma natural, mesmo com os rompantes de melodrama em diversos momentos. O maestro famoso é um típico patriarca bem sucedido que não consegue transpor para os filhos sua “genialidade”. E aí, obviamente, o desenrolar do filme vai contar o resto: reviravoltas, intrigas, traição, loucuras e amor em cheque. Tudo com naturalidade e sem pressa, feito para o espectador digerir com calma.

Para o crítico Marcelo Hessel, do site Omelete, “TETRO aponta para o despertar. O pequeno filme de formação do caçula, com Bennie descobrindo as coisas boas de San Telmo e do estilo de vida machista dos latinos, habita a história maior, geracional. Com TETRO, Coppola reafirma opções de estilo feitas ainda em início de carreira, insere-se na melhor tradição hollywoodiana do melodrama e, contra todas as expectativas, rejuvenesce a sua obra”.

O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados.

PRÓXIMAS ATRAÇÕES – MOSTRA PANORAMA DO CINEMA MUNDIAL

21/09 – “Ouro Negro” (Brasil, 2008), dir: Isa Albuquerque.

28/09 – “Dois Irmãos” (Argentina, 2009), dir: Daniel Burman.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp