Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

TOSTÃO: A FERA DE OURO – 07/12 – 19h

No sábado, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube iniciam o mês de dezembro com TOSTÃO: A FERA DE OURO (1973). Dirigido por Paulo Laender e Ricardo Gomes Leite, tem roteiro de Roberto Drummond e acompanhara o jogador durante a Copa de 1970. Além de registrar momentos de glória do atleta, seja na Seleção Brasileira ou no Cruzeiro, os diretores registram o tratamento do jogador, nos Estados Unidos, para se recuperar de um deslocamento da retina. Tostão foi operado em Huston e, a partir daquele episódio, começou a se despedir da carreira nos campos.

O filme faz parte do acervo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e foi restaurado pelo projeto Curta Circuito, de Belo Horizonte. Foram diversas negociações com laboratórios e direitos autorais, mas a emoção e o encantamento da obra agora têm a garantia de qualidade em som e imagem. Na opinião do produtor executivo do longa-metragem, Geraldo Veloso, a trilha sonora é uma preciosidade. Foi a primeira vez que Milton Nascimento compôs para o cinema em parceria com Fernando Brant. “Minha emoção é muito grande. Entro em uma máquina do tempo”, afirma Veloso.

No documentário, o pai de Tostão, Osvaldo de Andrade, afirma que o maior defeito do craque era não saber chutar bem com o pé direito. Ele acabou aprendendo. É clara a admiração de João Saldanha pelo atacante, que se revela um jogador diferenciado dos colegas de time: um jovem atleta apaixonado pela poesia de Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes; pela música de Chico Buarque e pela literatura de Jorge Amado.

Para o jornalista Claudio Henrique, “TOSTÃO: A FERA DE OURO merece lugar de destaque na filmografia brasileira. Os desafios enfrentados para se documentar os jogos das eliminatórias de 69 e de acompanhar Tostão naquele ano, seguramente não foram poucos e marcaram toda a equipe. O sonho dos jovens cinéfilos, apaixonados por futebol e, de modo especial, por Tostão, pode não ter tido o sucesso esperado, mas as lentes das câmeras, inspiradas nas lentes do canal 100, conseguiram captar com bastante precisão o fascínio que o futebol exerce sobre os brasileiros; e a sensibilidade e grandiosidade desse grande artilheiro chamado Tostão”.

O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 200. As sessões são gratuitas e abertas a todos os interessados. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp