Buscar
  • Cinema Comentado Cineclube

Um Assaltante Bem Trapalhão – 06/09 – 19h


O Cinema Comentado Cineclube inicia a temporada cinematográfica de setembro com a exibição, no sábado (06/09), da comédia UM ASSALTANTE BEM TRAPALHÃO (1969) – primeiro filme dirigido pelo premiado Woody Allen. É a a história de Virgil Starkwell, um criminoso medíocre, cuja “saga” é narrada com pompas de uma lenda moderna, como uma paródia de Butch Cassidy e Sundance Kid ou Jesse James, num relato pseudobiográfico em forma de documentário sensacionalista. Ele rouba chicletes com sucesso quando garoto, mas, quando resolve evoluir, nada dá certo. Adulto e desastrado, não consegue assaltar nenhum banco. É preso várias vezes e se apaixona por Louise, ao tentar roubá-la. Mas Virgil não desiste do crime por excesso de estupidez, pois sua vida é um interminável entra-e-sai de prisões.

O filme é uma divertidíssima comédia composta por dezenas de esquetes, evidenciando a incapacidade de Virgil para concretizar um roubo. Aí estão muitos dos elementos que posteriormente iriam povoar a vasta obra de Allen: a timidez, as referências autobiográficas, os problemas psicológicos, o difícil relacionamento com os pais, etc. Também funciona como uma impagável sátira aos filmes sobre bandidos e prisões; a narração em off dá o tom da brincadeira.

Algumas piadas são geniais, como a sátira ao famoso bandido Dillinger (que fugiu da prisão usando uma arma esculpida em barras de sabonete e pintada com graxa) ou, no assalto ao banco, quando a moça do caixa pergunta se Starkwell tem alguma arma, como quem pede documentos a um cliente qualquer. O montador Ralph Rosemblum escreveu tempos depois um livro no qual conta que este filme era completamente anárquico, sem pé nem cabeça, e precisou ser remontado, de modo a ter um fio condutor. Allen gostou tanto do resultado que trabalhou com Rosemblum por muitos anos.

Considerado por muitos críticos uma homenagem a “Cidadão Kane” (ou mesmo, uma sátira descompromissada do estilo de Orson Welles), UM ASSALTANTE BEM TRAPALHÃO já se consolidou, na filmografia de Woody Allen, como experiência hilariante para a platéia. Classificação etária: 16 anos.

As sessões do Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, na sala Geraldo Freire, no prédio da Prefeitura. A entrada é grátis e todos os interessados podem comparecer e participar das exibições. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a platéia sobre os filmes apresentados. Novidades e mais informações do cineclube estão disponíveis no Facebook: https://www.facebook.com/cinemacomentadomontesclaros

PRÓXIMAS ATRAÇÕES 13/09 – “O Exorcista” (1973), dir: William Friedkin. 20/09 – “A Vida de Brian” (1979), dir: Terry Jones. 27/09 – “Amante Latino” (1979), dir: Pedro Carlos Rovai (sessão especial em comemoração dos 13 anos do projeto Curta Circuito)

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Obrigado por fazer parte do nosso ano! Um feliz natal e um ano novo cheio de muitas alegrias! Equipe Cine Clube Cinema Comentado

No sábado (5/12), o Cinema Comentado Cineclube exibe O HOMEM DA TERRA (EUA, 2007). Dirigido por Richard Schenkman, o filme se passa durante a reunião de um grupo de professores universitários, na desp